Jogos no museu da Nintendo rodam em PC
Nintendo é flagrada usando emulador de Super Nintendo em seu museu
Ao que tudo indica, a Nintendo está utilizando emuladores para rodar alguns de seus jogos clássicos no Nintendo Museum, que inaugurou neste mês, no Japão.
Um visitante recente que esteve por lá gravou um pequeno momento em que o cabo do controle de Super Nintendo é desconectado e é possível ouvir o barulho de conexão USB do Windows. Veja abaixo:
A Nintendo não se pronunciou a respeito e não se sabe, ainda, se o suposto uso de emulação vale para todos os outros games clássicos presentes na parte interativa do museu.
- Zelda: Tears of the Kingdom foi pirateado 1 milhão de vezes
- Dolphin, emulador de Wii e GameCube, não será mais lançado no Steam
Vale lembrar que a Nintendo, recentemente, tem promovido algumas batalhas judiciais contra criadores de emuladores, especialmente do Nintendo Switch.
A empresa, em si, sempre teve uma fama grande de processar pessoas que fazem uso não-autorizado de suas marcas, seja com emuladores ou com "fã games". Ao longo dos anos, a Nintendo também emitiu vários avisos de remoção de conteúdo contra projetos de preservação, estabelecendo-se como a empresa com a qual você não deve brincar quando se trata de proteção de propriedade intelectual.
Resta aguardar para saber se a Nintendo vai emitir algum comunicado a respeito ou se será feito algum tipo de mudança "nos bastidores" para que futuros visitantes do museu não descubram mais "falhas" neste sentido.