Review: Pokémon UNITE
Novo jogo faz bom trabalho ao unir os elementos de MOBA ao mundo dos monstrinhos de bolso
Finalmente, depois de incontáveis horas jogando o mod do Warcraft III no Garena, outras milhares de horas divididas entre League of Legends, Heroes of the Storm, Heroes of Newerth e exatas 4600 horas de DOTA 2, meu sonho de um MOBA de Pokémon se tornou real.
Pokémon UNITE, desenvolvido pela Timi Studio Group, uma subsidiária da Tencent Games que já é conhecida pelos seus jogos para celulares, teve a difícil missão de agradar uma massa de fãs da franquia de monstrinhos de bolso, além de precisar conquistar a outra legião de fãs dos MOBAS, que atualmente se divide majoritariamente entre LoL e Dota 2.
E, pelo menos neste estágio inicial, ele cumpriu bem este papel.
Mas antes de cairmos no estádio onde as partidas acontecem, é preciso falar que foi um acerto enorme o fato de Pokémon UNITE ser gratuito. O efeito disso foi claro a ver que, em todas as listas de amigos, todo mundo estava jogando no lançamento. E muitos - mesmo aqueles que nunca jogaram algum tipo de MOBA - continuam jogando.
Paradoxalmente, apesar de ser de fácil acesso por ser grátis, temos aqui o maior problema pra mim do jogo: A dificuldade para se adquirir pontos para liberar os outros Pokémon. Isso já é algo que me afastou de League of Legends e que com certeza afasta outros jogadores também.
"Mas é só jogar que você consegue". OK. Consegue depois de quanto tempo? O jogo te limita a ganhar 2100 moedas por semana (sem contar as missões) e os Pokémon mais baratos custam 6000, enquanto os mais caros chegam a 10000.
E essa demora para adquirir mais variedade de personagens acaba tornando o jogo enjoativo pela pouca quantidade de bichos desbloqueados para jogar.
O jogo tem - no momento que esta review foi publicada - 21 Pokémon disponíveis, com a recente chegada de Gardevoir, e mais dois já confirmados para chegarem, Blastoise e outro ainda não anunciado.
Pensando que nos dias de hoje temos 898 bichinhos de bolso na Pokédex, a pouca variedade de personagens é bem decepcionante. Mas, como bom conhecedor do gênero, entendo a dificuldade para balancear os Pokémon e todas as suas habilidades, porém ainda sim esperava um número maior que esse.
Um MOBA para consoles é algo totalmente diferente de algo que eu imaginava. No anúncio, tive um grande receio justamente por ser um jogo exclusivo para Switch e depois ir para o mobile, preocupado com toda sua a jogabilidade.
Já tinha testado alguns outros jogos do gênero no celular, incluindo o mais recente Wild Rift, e por estar tão acostumado com os games no PC, ainda existia aquela pulga atrás da orelha e o medo de ter uma jogabilidade travada e ruim.
Eu estava extremamente errado.
Cada Pokémon possui três habilidades, sendo uma delas a sua Ultimate, um ataque poderosíssimo e que tem um tempo de recarga enorme. E todas elas são fáceis de utilizar, até mesmo aquelas que você utiliza de maneira alternativa para se movimentar ou escapar de alguma outra skill.
Todo monstrinho possui jeitos diferentes de jogar, visto que você pode escolher quais habilidades você quer ter, isso das duas básicas. Podendo assim traçar uma estratégia diferente para cada jogo.
Além disso, há itens que o seu Pokémon pode segurar, que garantem alguns benefícios e, se bem equipados, podem tornar o seu monstrinho ainda mais forte. Um meio de "compensar" a falta de compra de itens dentro do jogo.
Também contamos com os itens ativáveis, que variam desde uma Poção para curar uma pequena quantia de vida até o chamado Flash, já conhecido por jogadores de LoL, que é muito útil para fugir ou chegar mais próximo dos adversários.
Uma grande dúvida era como funcionaria o sistema de Ranqueamento de Pokémon UNITE, mas apesar de não concordar com a falta de partidas de calibramento e te fazer começar do zero, ele ao menos te recompensa com sequências de vitórias. Ainda assim, nos primeiros Ranques a derrota não te atrapalha muito, o que acaba estragando a experiência dos jogadores que estão buscando um jogo com pessoas que têm o mesmo nível de habilidade.
Porém, sendo justo, isso é um problema que temos em todos os MOBAS, com a facilidade de subir o seus "Elos". Jogar sozinho é sempre uma aventura que geralmente resulta em partidas que ou você ganha por muito, ou acaba perdendo por muito.
Felizmente, ao subir de nível isso torna-se menos comum.
A forma de "educar" os novos jogadores também deixa a desejar: nesses poucos dias de lançamento, são frequentes as vezes que pegamos jogadores que ficam ausentes na base no início e demoram para entrar na partida, e até pessoas que ainda não fazem a menor ideia de posicionamento e de como funcionam algumas coisas que são extremamente importantes para a vitória, como por exemplo derrotar Rotom, Drednaw e Zapdos, que garantem vantagens fundamentais para ganhar.
É justamente por isso que senti falta de um sistema de Calibramento para as Ranqueadas, já que para quem está acostumado com o gênero é sempre frustrante estar dentro de partidas com algumas pessoas que claramente ainda são iniciantes.
Outro ponto importante é que, por se tratar de um game que tem toda a estrutura mobile, ele não possui um chat de comunicação, e isso acaba limitando as mensagens pré-feitas do jogo, que nem sempre possuem a interpretação que queremos passar para dar uma call de jogo, chamar os outros jogadores para uma certa jogada.
Vale notar que, como praticamente todos os jogos gratuitos recentes, Pokémon UNITE possui um Passe de Batalha em que é possível ganhar alguns pontos e skins para o seu Treinador, mas que basicamente só aparece no Lobby e no Card personalizado que você pode montar para ele.
Temos também skins para os Pokémon que, até o momento, são muito bem produzidas: desde o Pikachu de boné e moletom até o Snorlax de férias na praia e uma bóia presa em sua barriga.
Outro ponto positivo para o jogo é que já é possível criar Lobbies personalizados e realizar aquele contra com seus amigos e isso abre uma possibilidade para a presença de um competitivo do jogo, que espero que todos os profissionais se chamem Mestre Pokémon.
No final, Pokémon UNITE é um ótimo jogo para a franquia, introduzindo a base do jogo japonês ao cenário de MOBA e competitivo mas também criando um produto para aqueles que jogam o gênero a anos e que com certeza em algum momento sonharam com isso.
Mas como todo jogo como serviço e separado por "Temporadas", vamos aguardar os próximos passos da Timi Studio Group e da The Pokémon Company para continuar agradando o público e também adicionando novos conteúdos e principalmente novos Pokémon para assim brigar com os grandes MOBAS já estabelecidos no mercado atualmente.