Jogo do anime Tokyo Revengers é anunciado
RPG de ação será lançado para PS5, PS4, Nintendo Switch, PC, iOS e Android
O estúdio Victor Entertainment anunciou, no último domingo (18), um RPG de ação 3D que adapta a história de Tokyo Revengers e será lançado para PS5, PS4, Nintendo Switch, PC, iOS e Android.
Conforme publicado pelo Gematsu, não há, por enquanto, um título específico para o jogo gratuito, cujo lançamento, no Japão, está programado para o período entre dezembro de 2023 e março de 2024.
A história do jogo, ao que tudo indica, será uma adaptação da história do mangá e do anime. Portanto, jogadores devem controlar Takemichi Hanagaki, o protagonista que volta no tempo para salvar a primeira namorada que teve e, no processo, acaba se afundando na vida de gângster.
Em um curto teaser divulgado no último domingo (18), Takemichi aparece ao lado de outros dois personagens importantes em uma imagem estática: Mikey, o líder da gangue Tokyo Manji (ou Toman), e Draken, melhor amigo de Mikey.
A polêmica em torno de Tokyo Revengers
Tokyo Revengers estreou na revista Kodansha Weekly Shōnen, do Japão, em 2017 — a mesma de To Your Eternity e Rent-A-Girlfriend. O anime inspirado no mangá foi lançado em 2021 e gerou bastante polêmica internacionalmente.
No caso, a gangue Tokyo Manji, como o próprio nome indica, usa o Manji (símbolo que, no Ocidente, conhecemos como a suástica nazista) como emblema oficial.
Portanto, Mikey, Takemichi e outros personagens tratados pelo autor como figuras "simpáticas" — no limite do possível dentro desse universo — aparecem com roupas que estampam o símbolo Manji constantemente, mas é esperado que os leitores torçam por eles.
Imediatamente, milhares de pessoas passaram a questionar se o mangá, que ganhou mais visibilidade devido ao lançamento do anime, não trazia uma certa exaltação ao nazismo. Contudo, parece se tratar mais de um choque cultural do que, de fato, uma espécie de propaganda nazista.
No leste da Ásia, ao contrário do que acontece no Ocidente, o Manji é, historicamente, associado ao budismo e pode ser interpretado como um símbolo que representa a sorte ou uma longa vida.
Esse símbolo só se tornou amplamente conhecido no Ocidente durante a Segunda Guerra Mundial, em que ele foi adotado pelo Partido Nazista, de Adolf Hitler, e passou a representar tudo o que existe de pior na humanidade.
Justamente por causa desse choque cultural, o anime de Tokyo Revengers substituiu a suástica, no Ocidente, por outros símbolos. Então, por aqui, Mikey, Takemichi, Draken e os demais nunca aparecem com o tal Manji estampado nas próprias roupas — e o jogo, ao que tudo indica, deve seguir a mesma lógica.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!