Pokémon Go acabou de passar pelo pior mês em cinco anos
Mais ainda estamos falando de dezenas de milhões de dólares
Atualização: De acordo com a Niantic, os números publicados na quarta-feira (3) pelo Mobilegamer.biz estavam errados. O estúdio diz que Pokémon Go, em abril de 2023, teve uma receita maior do que no mesmo período em 2022.
Pokémon Go, o jogo da Niantic que está entre os maiores fenômenos na história do mercado mobile, registrou uma grande queda de receita no último mês, com ganhos caindo para o menor patamar em mais de cinco anos.
Conforme publicado pelo Mobilegamer.biz (via VGC), o jogo da Niantic teve uma receita mensal de US$34.7 milhões em abril, tornando-se o 12º jogo móvel mais rentável em todo o mundo, mesmo no pior momento em anos.
Embora esse resultado ainda pareça satisfatório, o site observou que houve uma queda acentuada em comparação à receita de março, que foi de US$42.8 milhões e, por si só, já representou uma queda notável em relação aos US$57.9 milhões que foram arrecadados em fevereiro.
O Mobilegamer.biz destaca que a receita do jogo parece subir e cair a cada mês, à medida que novos eventos são lançados, mas que uma queda de 40% em um período de dois meses é bastante incomum para um jogo tão popular.
No ano passado, Pokémon Go arrecadou US$703 milhões no total — com uma média de US$58 milhões por mês. Isso coloca os números de abril deste ano bem abaixo da média do ano passado.
Uma das razões para a queda repentina pode ser a reação negativa à decisão da Niantic de mudar a forma como o sistema Remote Raid funciona.
Os Remote Raids foram introduzidos no início da pandemia do COVID-19 como uma forma de os jogadores participarem de Raids sem sair de casa. Para alguns, essa opção também teve a vantagem adicional de tornar o jogo mais acessível a jogadores com deficiência ou imunocomprometidos que teriam dificuldade em sair de casa para jogar o jogo mesmo quando não havia pandemia.
No entanto, a Niantic anunciou, em 30 de março, que aumentaria o preço dos passes Remote Raid e limitaria os jogadores a cinco Remote Raids por dia. A Niantic explicou que isso era "um passo necessário em direção ao nosso objetivo de preservar e melhorar a experiência única de jogar Pokémon Go."
A empresa avaliou que: "Os passes Remote Raid passaram a dominar a experiência de jogar Pokémon Go de uma maneira que nunca tínhamos previsto."
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Embora a decisão de limitar os passes Remote Raid e torná-los mais caros tenha sido, aparentemente, focada em incentivar os jogadores a saírem e visitarem locais de Raid na vida real — no espírito original do jogo — outros apontaram que a mudança tem um impacto negativo em jogadores com deficiência.
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