O crescimento do mercado de games mobile: como a pandemia fez o setor crescer

Em 2020, o setor teve um crescimento de 26% em relação ao ano de 2019 e um faturamento de US$79,5 bilhões, sendo US$47,9 bi vindos de jogos baixados na loja

Por Julia Macalossi 28.06.2021 14H31

A pandemia de coronavírus fez o setor de games mobile em 2020 ter um crescimento de 26%, em relação a 2019, e um faturamento de US$79,5 bilhões, sendo US$47,9 bi vindos de jogos baixados na loja.

É claro que, segundo pesquisas, já havia uma tendência ao crescimento desse mercado, mas a pandemia acabou acelerando esse movimento. E porque? Quase todo mundo possui um smartphone e os jogos são ótimas opções de entretenimento, em sua maioria, gratuitos.

Uma pesquisa feita pela Statista revelou que mais de 435 milhões de pessoas começaram a aderir a jogos digitais na pandemia. Em 2019, o número de usuários em todo mundo era de 1,7 bilhão. Em 2020, houve um salto para mais de 2 bilhões. As estatísticas apontam que o número de usuários deve atingir 2,5 bilhões em 2021 e continuar aumentando para mais de 2,5 bilhões em 2025.

Consequentemente, as pessoas também têm passado mais tempo na frente da telinha. Em um relatório feito em 2020 pela App Annie - uma companhia de análise de mercado mobile - o tempo gasto no celular aumentou, movido principalmente por aplicativos de produtividade, educação, games e entretenimento.

Segundo uma pesquisa feita pela Sensor Tower, muitos gêneros de games registraram um crescimento de downloads na pandemia. Dos 10 listados pela empresa, 9 deles registraram aumento, apenas o gênero de “estratégia” sofreu uma perda. O gênero que contou com um maior aumento foi o de simulação, e isso graças ao app Roblox.

Que, por sinal, também é um dos aplicativos que mais cresceu durante a pandemia, chegando a atingir 164 milhões de usuários ativos por mês. Segundo entrevista dada pelo diretor de negócios da empresa, Craig Donato, o motivo pelo qual o jogo faz tanto sucesso é a possibilidade de recriar ambientes que deixam de ser frequentados durante a pandemia.

Além disso, a plataforma Roblox também contém muitos jogos sociais multiplayer, o que é excelente para aqueles que estão isolados em casa e querem se divertir com seus amigos.

O destaque mais óbvio para o jogo com mais downloads nos EUA em 2020 fica com Among Us, que teve seu “boom” durante a pandemia, chegando a ter meio bilhão de jogadores em novembro de 2020. Outro jogo que ficou muito famoso - especialmente pela jogabilidade multiplayer.

Uma das maiores preocupações de grande parte das pessoas que usam o celular para jogar - entre outras coisas - é a segurança de dados. Muitas não ficam confortáveis em usar o cartão de crédito nos jogos, sem contar o receio de deixar o cartão na mão dos filhos e ter uma surpresa quando chegar a fatura.

Uma alternativa para essa questão é o Razer Gold, carteira virtual da Razer, que tem mais de 34 mil jogos no catálogo e permite ao usuário investir em todos esses jogos sem precisar criar contas em cada um deles. 

No Razer Gold, o usuário compra moedas virtuais que são aceitas em diversos títulos e o jogador só precisa gerenciar como irá gastá-las. Além disso, o programa conta com exclusivas parcerias que dão descontos únicos em diversos itens e jogos, e também com um programa de fidelidade, que dá pontos ao usuário conforme ele utiliza o crédito virtual para que depois troque por recompensas in-game e até produtos.

De acordo com dados apresentados pelo site 123scommese.it, espera-se que o mercado de games mobile gere quase US$ 146 bilhões de receita em 2021, o que significa um aumento de 40% em apenas dois anos.