Niantic despede 90 funcionários e cancela quatro projetos

Desenvolvedora de Pokémon GO passa por momento de “turbulência econômica”

Por Helena Nogueira 30.06.2022 12H06

A Niantic, de Pokémon GO, passa por um período turbulento. De acordo com a Bloomberg, em matéria publicada na quarta-feira (29), a desenvolvedora cancelou quatro projetos e reduziu sua força de trabalho em 8% — resultando na demissão de 90 funcionários. Os cortes fazem parte de um conjunto de medidas para reduzir os custos da empresa, que passa por um momento de “turbulência econômica”. 

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O jornalista Jason Shreier teve acesso a um suposto e-mail enviado pelo CEO da Niantic, Jonh Hanke, para os funcionários. 

Reprodução: Bloomberg

Na mensagem, o executivo afirma que a desenvolvedora está “passando por um período de turbulência econômica” e que tem procurado “reduzir custos em diferentes áreas”. Hanke também pontuou que a Niantic precisa “simplificar ainda mais” as operações para “melhor posicionar a empresa para enfrentar quaisquer tempestades econômicas que possam estar à frente”. 

Procurada pela Bloomberg sobre o assunto, a Niantic emitiu um posicionamento por meio de porta-voz: “Recentemente, decidimos interromper a produção de alguns projetos e reduzir nossa força de trabalho em cerca de 8% para focar em nossas principais prioridades. Somos gratos pelas contribuições daqueles que estão deixando a Niantic e os apoiamos nesta transição difícil.”

Reprodução: Mobile World

De acordo com a apuração da revista, os projetos cancelados correspondem a um jogo de Transformers chamado Heavy Metal, uma colaboração com a companhia de Teatro Punchdrunk de título Hamlet e dois outros games conhecidos apenas como “Blue Sky” e “Snowball”.

Pokémon GO foi lançado em julho de 2016 e se tornou um sucesso instantâneo, ultrapassando o marco de 750 milhões downloads no primeiro ano e sendo protagonista de algumas manchetes assustadoras ao redor do globo. Em seu sexto aniversário, o game de realidade aumentada perdeu considerável base dos seus jogadores, mas conseguiu se manter entre os jogos mobile mais rentáveis, gerando em média US$ 1 bilhão em receita por ano. 

Reprodução: Niantic

Mesmo assim, outros projetos da Niantic não tiverem o mesmo sucesso. A empresa não conseguiu emplacar, por exemplo, títulos como Harry Potter: Wizards Unite e Pikmin Bloom