Review: Spells & Secrets é instigante, mas não inesquecível
Talvez um outro bruxinho tenha colocado a régua muito alta para comparações
Jogo pensado para fãs de magia, Spells & Secrets, lançado em 9 de novembro, é um roguelite desenvolvido pelos estúdios Rokaplay e Alchemist Interactive e distribuído pela Merge Games.
Não espere um mundo aberto, como foi o caso de Hogwarts Legacy, outro grande jogo focado em magia lançado em 2023. Ainda assim, existe, sim, um castelo a ser explorado pelos jogadores, o que pode ser surpreendentemente divertido.
Customização de personagens
O jogo começa com o famoso criador de personagem. Jogadores podem escolher ter um corpo feminino ou masculino, usar óculos ou não, ter cabelo de basicamente qualquer cor, mas não há, de fato, diversidade.
Os personagens só podem ser magros, os cabelos curtinhos, por exemplo, são bem mais voltados para o público masculino. Já os cabelos "femininos", digamos, são sempre bem longos — a possibilidade de reproduzir um corte feminino curto e cacheado como eu gostaria não rolou.
A trama
O jogador é um estudante que acaba de chegar à Academia de Greifenstein, uma renomada escola de magia. Porém, ela logo é invadida por criaturas mágicas. Em meio à correria e confusão do ataque, jogadores recebem algumas poucas instruções de professores meio irresponsáveis e precisam lutar contra criaturas invasoras e salvar colegas.
Parece estranho jogar um novato na cova dos leões assim, mas o personagem do jogador demonstra grande aptidão mágica logo de cara e por isso os professores pedem seu auxílio. Realmente, não há enrolação pra iniciar a mecânica roguelite.
Jogabilidade
Como um bom roguelite, cada incursão no jogo é única, trazendo inimigos, puzzles para resolver, ouro para acumular. Porém, se acabarem as vidas no castelo, apenas o XP adquirido naquela incursão será mantido e o jogador retorna aos jardins da Academia.
Para as pessoas mais competitivas, é legal destacar que, quando isso acontece, há sempre uma mini-planilha mostrando quantos alunos foram salvos, o tempo da incursão e diversos outros detalhes. Ótimo para comparar runs e buscar bater seus próprios recordes pessoais.
No caminho, o jogador pode aprender uma grande variedade de feitiços, podendo escolher de acordo com seu estilo pessoal. Há magias elementais, criação de escudo, transmutação, levitação, controle de inimigos e muito mais.
Além disso, é possível usar a criatividade para incorporar o cenário à batalha, podendo usar objetos como escudos e até como armas ao atirá-los nos inimigos. Está tudo ali, você pode usar ou não.
Há também alguns puzzles a serem desvendados em alguns ambientes para avançar também, mas, de modo geral, Spells & Secrets se mostra bem repetitivo, com pouca variedade de cenários e monstros.
Spells & Secrets também permite que jogadores convoquem amigos, o que ajuda bastante. Seja para uma mera distração do inimigo ou em ataques combinados, eles tornam o combate mais dinâmico e variado.
Vale a pena?
É impossível jogar e não se lembrar de Harry Potter, o bruxo mais popular que surgiu nas últimas décadas, criado por J.K. Rowling. Há clubes que remetem às casas de Hogwarts e irmãos gêmeos comerciantes, por exemplo. Dá para perceber que os desenvolvedores beberam da fonte.
Tendo jogado em um Nintendo Switch, posso afirmar que, ao menos neste console, a demora do carregamento de telas atrapalhou a imersão. Tanto para entrar no castelo quanto para trocar de andar lá dentro ou mesmo visitar setores diferentes dos jardins, há sempre uma espera que esfria a experiência.
LEIA MAIS
- Review: Super Mario RPG amplia a magia, mas carece de recursos
- Hogwarts Legacy perde mundo aberto integrado para chegar ao Switch
- Review: Alan Wake 2 é a obra-prima da Remedy
Spells & Secrets já está disponível para PS5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC (via Steam).
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!