Criminosos usam Clash Royale para lavagem de dinheiro, indica relatório

Grupo usa cartões roubados para adquirir itens virtuais e, na sequência, revende contas para "limpar" dinheiro

Por Rafael Romer 19.07.2018 11H59

Games do modelo gratuito para jogar como Clash of ClansClash Royale e Marvel Contest of Champions pode estar sendo utilizados para a lavagem de dinheiro por grupos especializados em roubo de cartões de crédito.

A indicação é de um novo relatório da empresa de cibersegurança alemã Kromtech, que afirma ter encontrado registros de que cerca de 20 mil cartões roubados foram usados pelos criminosos entre abril e junho deste ano.

De acordo com a empresa de segurança, os criminosos utilizavam os cartões roubados para comprar itens virtuais em novas contas criadas para os jogos.

Essas contas eram, então, vendidas em mercados paralelos para outros usuários, gerando uma nova receita que não pode ser ligada aos cartões roubados.

O processo também simplificado por conta da facilidade com que é possível criar novas contas para baixar os jogos mobile – no caso do iOS, por exemplo, basta apenas um email válido, data de nascimento e perguntas de segurança para se criar um novo Apple ID.

Para coibir a prática, a Kromtech recomenda que desenvolvedores protejam o sistema de criação de contas em jogos com novas ferramentas de autenticação, além de implementar sistemas que permitam rastrear os criminosos. Uma cópia das descobertas da empresa foram enviadas ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos.