Em 11 de outubro, Gears of War 4 continua uma saga iniciada há (pasme) dez anos, com o primeiro Gears of War. Apesar de se passar no futuro, o título terá várias referências aos eventos de uma trilogia de enorme sucesso no Xbox 360, mas que pode não estar tão fresca na cabeça dos jogadores.
O cenário
Gears of War se passa em Sera, um planeta onde acontece uma guerra entre a humanidade e uma espécie chamada Locust. O conflito e seus desdobramentos norteiam todos os jogos da franquia, além de diversas obras derivadas. O termo Gears serve para identificar os soldados da Coalizão dos Governos Ordenados (COG), organização a qual pertencem os protagonistas Marcus Fenix e Dom.
Um derivado esquecível
Após a trilogia, Gears of War ganhou um quarto game, : Gears of War: Judgement. Desenvolvido por uma desenvolvedora externa (People Can Fly, de Bulletstorm), o título derivado se passa pouco tempo após o E-Day, com flashbacks situados antes do evento. Protagonizado por Baird e Cole, coadjuvantes do primeiro Gears, o título não tem a mesma qualidade da trilogia original. Pule.
O evento-chave
Dia da Emergência (Emergence Day, ou E-Day) é um evento-chave para o primeiro Gears of War - e por consequência, de toda a trilogia. Este dia ficou marcado por um ataque coordenado dos Locust pelo subterrâneo em praticamente todas as grandes cidades humanas de Sera. O atentado acabou dizimando boa parte da população humana no planeta.
Pensamos nisso, listamos 9 eventos da saga de Gears of War que o ajudarão a compreender melhor a história de Marcus Fenix e seu conflito contra os Locust e Lambent no planeta Sera. Confira na lista abaixo:
Humanidade dividida
Pouco antes do Dia de Emergência, os humanos viviam em conflito entre si. Duas facções disputaram pelo comando de Sera: a Coalizão (COG) e a União das Repúblicas Independentes (UIR), em um conflito chamado Guerras do Pêndulo (Pendulum Wars). A guerra durou 79 anos, encerrando-se apenas seis semanas após a invasão em massa dos Locust.
Ameaça oculta
No decorrer da guerra contra os Locust, descobrimos que a raíz de todos os conflitos é a Emulsão, um fluido amarelo oculto no subsolo de Sera. Os humanos e Locust infectados por este líquido tornam-se Lambent, uma nova ameaça para Marcus, Dom e a humanidade. Os Lambent são os principais inimigos em Gears of War 3.
Doloroso sacrifício
Um dos momentos mais marcantes de toda a saga Gears of War é o sacrifício de Dom, Já traumatizado pelo trágico fim de sua esposa, Maria, vítima de tortura nas mãos dos Locust, o soldado fica desiludido com a vida e, durante uma missão que acaba tornando-se uma emboscada dos Lambent, ele se sacrifica ao jogar um caminhão contra um navio, causando uma explosão que mata as forças inimigas e salva Marcus Fenix e seus demais companheiros.
O fim do conflito
O final de Gears of War 3 - e da guerra dos Locust - culmina com a descoberta de que a Emulsão é um organismo vivo que está evoluindo rapidamente, mas pode ser detido por uma onda de energia criada pelo pai de Marcus, Adam Fenix. No processo de ativar esta onda, Marcus tem um confronto final com Myrrah, a rainha dos Locust e vilã da saga desde o primeiro jogo.
Grupo de anti-heróis
Um dos elementos que diferenciou Gears of War logo de cara foi seu tom sombrio, que parte dos próprios protagonistas. Marcus Fenix, o herói da saga, começa o primeiro jogo na prisão por abandonar seu posto durante uma batalha, ao tentar resgatar o próprio pai. Fenix fica apenas quatro anos preso - após o E-Day, ele é resgatado pelo melhor amigo, Dominic Santiago (Dom).
Armas icônicas
Gears of War também é reconhecido por seu design de armas marcante - o maior deles é a Lancer, uma metralhadora acoplada a uma serra elétrica. A Hammer of Dawn (Martelo da Aurora), um canhão por satélite que funciona em áreas abertas, também é um dos equipamentos mais importantes da saga.