Sétimo Harry Potter quebra recordes e causa confusão
Enquanto isso, Daniel Radcliffe completa 18 anos e já pode gastar fortuna com doces
O sétimo volume da série Harry Potter já iniciou a sua própria lista de recordes. O livro atingiu a marca de 8,3 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos nas primeiras 24 horas após o lançamento. O número bate os 6,9 milhões de cópias do sexto livro, lançado em 16 de julho de 2005. No Reino Unido, as estimativas são de que 3 milhões de livros tenham sido vendidos nas primeiras 24 horas.
harry potter
O lançamento de As Relíquias da Morte (leia a nossa crítica do livro) causou confusão por todo o planeta. Em Bangladesh as pessoas envolvidas na entrega dos livros tiveram de trabalhar na sexta-feira, um feriado local. Já em Israel as livrarias entraram em choque com as autoridades religiosas abrindo suas portas no sábado - como o próprio nome diz, dia sabático na cultura judaica, quando deve ser observado o descanso e não o trabalho - e correm o risco de serem multadas pelo Ministério da Indústria e Comércio.
Em todo o mundo as livrarias foram invadidas por fãs vestidos como seus personagens favoritos. A rede Borders calcula que 800 mil fãs compareceram às festas promovidas em suas 1.200 lojas nos Estados Unidos, onde foram vendidos 1,2 milhão de livros. A rede britânica Waterstones calcula que suas lojas atraíram 250 mil fãs. Entre as livrarias independentes, no entanto, a festa não é tão brilhante. Sem condições de lutar contra os grandes descontos oferecidos pelas redes e lojas virtuais, os livreiros alegam que Harry Potter não é uma opção lucrativa para os pequenos comerciantes.
Além do lançamento do último livro, esta segunda-feira, 23 de julho, marca o aniversário de Daniel Radcliffe. A festa de 18 anos do ator que interpreta Harry Potter no cinema significa, também, a liberação de acesso à sua fortuna, estimada em 10 milhões de dólares. O ator, entretanto, garante que seu nome não vai começar a aparecer nas colunas de fofoca. Apaixonado por música, Radcliffe diz que seus gastos favoritos são coisas que custam 10 libras - livros, CDs e DVDs. O ator informou que definitivamente haverá algum tipo de festa para comemorar a data, mas nenhuma da qual a imprensa terá notícias.
Compre aqui a versão em inglês de Harry Potter e as Relíquias da Morte