O Salgueiro lutador |
Dobby, o elfo doméstico |
Filch é um aborto |
Hagrid na travessa do tranco |
Mafoy e Potter praticam Quadribol em suas Nimbus |
Rony recebe um berrador |
SEGUNDO ANO
Aborto - é a pessoa que nasce numa família de bruxos, mas não tem poderes. É o caso do Filch, o bedel que cuida dos corredores de Hogwarts. Não é à toa que ele é tão azedo com a vida. Imagine só o que é ser uma das maiores vergonhas para os seus pais (ver sangue ruim).
Desgnomização - Você acredita em gnomos? No mundo criado por J.K. Rowling, eles são tratados como pragas de jardim e precisam ser exterminados. Não! Ninguem sai pisando neles. É só pegar, rodar bastante até ele ficar tonto e arremessar o mais longe possivel. Infelizmente, o filme não mostra uma desgnomização :(
Diabretes - eles lembram um pouco os Gremlins, uns bichinhos verdes que fizeram muito sucesso na decada de 80 [N.E. Gremlins (de Joe Dante - 1984) foi escrito por Chris Columbus]. A diferenca é que eles são azuis, mais magros e podem voar, mas o jeito deles e a forma como adoram baguncar levam a crer que devem ser primos do Gizmo
Elfo doméstico - famílias mega-tradicionais de bruxos riquíssimos têm em suas casas elfos domésticos. Eles são como escravos, mas têm poderes mágicos. Se um elfo doméstico desobedecer seu amo, ele deve ser punido. A única forma dele ser libertado é receber um presente de seu dono. Dobby é um elfo doméstico
Ofidioglota - é a língua das cobras. Você se lembra que no primeiro livro Harry conversa com uma cobra brasileira no zoológico? Pois é, este poder vai causar alguns problemas ao menino bruxo, pois só as pessoas com tendências a serem más são ofidioglotas.
Salgueiro lutador - é uma arvore gigantesca que fica do lado de fora de Hogwarts. Em A Câmara Secreta ela quase mata Harry e Rony. Mas também, os dois bateram com o carro nela!
Sangue ruim - é uma palavra discriminatória e um dos piores xingamentos que existe para um bruxo (ou bruxa) que tem os pais trouxas.
Senha - é quase impossivel um aluno de Grifinória entrar nos dormitórios da Sonserina porque o caminho é complicado e, mesmo que você ache a entrada, é necessário falar uma senha. Cada Casa tem a sua e ela muda todo ano. No primeiro ano, a senha de Grinfinória era cabeça de dragão, no segundo, é maçarico
Travessa do tranco - é um lugar parecido com o beco diagonal, mas com lojas especializadas em magia negra. Adivinha qual bruxo com uma cicatriz na testa cai lá sem querer e passa por maus bocados...
PRIMEIRO ANO
Beco Diagonal: é uma rua mágica em Londres onde os alunos de Hogwarts (a escola de magia onde Harry estuda) compram o material escolar. Funciona como uma espécie de Shopping. As lojas do Beco vendem de tudo: varinhas mágicas, livros de magias, ingredientes para poções, etc. É lá também que se localiza o Caldeirão Furado, o bar dos magos, e Gringotes, o banco dos bruxos.
Berrador: é uma carta vermelha que literalmente grita seu conteúdo e todos em voltam ficam sabendo do que se trata. Neville Longbottom costuma receber várias da sua avó, sempre com broncas homéricas. Os alunos odeiam recebê-lo porque sabem que vão passar vergonha.
Casas: a escola de magia de Hogwarts é dividida em quatro casas. Os alunos de cada uma ganham - ou perdem - pontos por tarefas realizadas e pelo comportamento. A Grifinória é a casa de Harry, Rony e Hermione, onde a maior parte da história se passa. Sonserina é a dos alunos malvados, onde mora um grande inimigo de Harry, Draco Malfoy. As outras são Lufa-lufa e Corvinal.
Chapéu seletor: no primeiro dia de aula há uma cerimônia que divide os alunos entre as quatro casas de Hogwarts. Nela, o tal chapéu mágico, quando colocado na cabeça fala (sim, ele fala!) em qual casa o menino deve ficar.
Edwiges: é a coruja de Harry. Quase todos os meninos magos têm corujas como bichinho de estimação. Elas são muito úteis, pois levam mensagens para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Rony, entretanto, tem um ratinho, o Pereba. Outras opções são os gatos e sapos. Mas estes são mais difíceis de ser adotados, pois estão fora de moda.
Espelho de Ojesed: um espelho mágico. Se você olhar para o espelho verá seu maior desejo. Sabe-se que se uma pessoa completamente feliz olhar para a sua superfície, verá apenas a si mesmo, sem alterações. Muitos já definharam diante do espelho, deleitando-se deleitando-se com a visão do que é apenas um sonho.
Expresso Hogwarts: No fim das férias, o trem vermelho leva todos os alunos de volta a Hogwarts. Para pegá-lo, é preciso ir até a Estação King´s Cross (que existe de verdade em Londres) e dirigir-se à plataforma 9 e 1/2. Ela fica entre a 9 e a 10, e só os bruxos conseguem encontrá-la.
Fantasmas: são os habitantes mais antigos de Hogwarts, mestres em criar confusões e pregar peças nos alunos. Alguns deles: Nick Quase Sem Cabeça (que mora em Grifinória), Frei Gorducho (Lufa-lufa), Barão Sangrento (Sonserina), Pirraça e Murta que geme (Corvinal).
Feijõezinhos: é no Expresso Hogwarts que os alunos encontram uma de suas gulosiemas favoritas. São feijõezinhos de todos os sabores. Mas como Rony avisou Harry logo que se conheceram, são todos os sabores mesmo. É preciso ter sorte para não tirar um com gosto de espinafre, cera de ouvido ou de pimenta.
Feitiços: desde o primeiro ano, os alunos de Hogwarts aprendem a fazer mágicas com suas varinhas. Para isso, basta, além de ter o dom, pronunciar palavras como: alorromora (para abrir portas), lumus (iluminar), petrificus totalis (transforma em estátua), ou tarantallegra (fazer o outro dançar).
Matérias: é óbvio que as matérias estudadas em Hogwarts vão muito além da matemática e geografia. Defesa Contra Artes das Trevas, Poções, História da Magia, Transfiguração e Feitiços são algumas delas.
Nimbus: a marca da vassoura de Harry Potter. É o modelo mais moderno e veloz que existe. Uma espécie de Ferrari das vassouras. Vale lembrar que os alunos do primeiro ano não podem usar vassouras pessoais.
Quadribol: é o equivalente ao futebol no mundo dos bruxos, mas só na popularidade, pois a forma de jogar é completamente diferente. Os atletas jogam montados em vassouras voadoras a cerca de 50 metros do chão. São usadas quatro bolas: uma pequenininha dourada, duas médias pretas e uma grande vermelha. Para ganhar pontos, é preciso acertar uma bola chamada goles dentro de aros que ficam nas pontas do campo. O jogo termina quando é capturada uma bolinha, que é chamada de Pomo do Ouro e tem asas! Conseguir pegar o pomo vale 150 pontos, o equivalente a 15 gols com a goles. Em inglês, o nome do jogo é quidditch e em norueguês, rumpeldunk.
Sapos de chocolate: é uma das guloseimas preferidas dos alunos de Hogwarts. Eles vêm acompanhados de figurinhas com os bruxos mais famosos. Detalhe: a foto dos magos se mexe, como todas as outras no mundo dos bruxos.
Trouxas: é como são conhecidas todas as pessoas que não são bruxos. Os tios de Harry, os Dursley, são um ótimo exemplo. Vale lembrar quem em família de trouxas podem nascer bruxos, caso da amiga de Harry, Hermione Granger.
Você-Sabe-Quem: poucos tem coragem de pronunciar seu nome: Lord Voldemort. Ele é o mais temido vilão do mundo dos bruxos. Foi ele que matou os pais de Harry.