GoldenEye 007 | Nintendo queria que o game fosse menos violento e pediu sequência, diz desenvolvedor

Martin Hollis contou suas experiências com a Big N em entrevista

Por Bruno Silva 26.10.2015 12H31

GoldenEye 007 é um marco para o Nintendo 64 e para o multiplayer dos jogos de tiro nos consoles em geral, mas ele poderia ter sido um jogo muito diferente se a Rare tivesse aceitado todas as recomendações da Big N.

Em um painel na convenção GameCity 2015, realizada no último fim de semana na Inglaterra (via The Guardian), o desenvolvedor Martin Hollis falou sobre o desenvolvimento do game e os feedbacks recebidos pela Nintendo. Hollis conta ter recebido um fax assinado pelo próprio Shigeru Miyamoto, pedindo para que o game tivesse menos violência e menos mortes. "Ele queria que não se pudesse matar as pessoas tão de perto - ele achou isso um pouco horrível", disse o desenvolvedor.

"Ele achou que o jogo era muito trágico, com tanta matança, e sugeriu que seria legal se, no final, você apertasse as mãos de todos os seus inimigos no hospital", contou Hollis. Por isso, a Rare incluiu as cenas dos créditos na versão final.

Mesmo sem aceitar as sugestões de menos violência, a Nintendo pediu à Rare uma continuação de GoldenEye. O estúdio britânico, por sua vez, afirmou que não faria outra adaptação de um filme de James Bond para os games e, em vez disso, produziu Perfect Dark, seu último título para um console da Nintendo antes de se tornar um estúdio exclusivo da Microsoft.

Eventualmente, o jogo ganhou um remake, GoldenEye 007: Reloaded, para PlayStation 3Xbox 360Wii PC, desenvolvido pela Eurocom e publicado pela Activision.

Recentemente, a Rare lançou Rare Replay, uma coletânea com clássicos da empresa, mas GoldenEye 007 ficou de fora - saiba o porquê.