FIFA World Cup 2014 | Primeiras Impressões

Mais rápido, mais colorido e mais acessível que FIFA 14

Por Thiago Romariz 04.03.2014 13H00

FIFA World Cup 2014 tem poucas semelhanças com seu antecessor. Além da óbvia diferença na ambientação, os dois jogos têm uma diferença crucial: a velocidade. Enquanto o último jogo da Eletronic Arts prezava pela cadência e controle, o título da Copa do Mundo é focado na rapidez dos jogadores - a bola não está mais viva como antes, nem as colisões são tão importantes para a evolução da partida. Ainda que renegue parte da evolução da franquia, World Cup 2014 não soa como um atraso, mas um game mais simples e acessível que FIFA 14.

De acordo com o produtor brasileiro do jogo, Gilliard Lopes, a intenção é essa: tornar o jogo mais fácil. "Já é uma tradição dos jogos da Copa do Mundo da EA trazerem uma jogabilidade mais ágil e de fácil acesso. Queremos que outras pessoas consigam jogá-lo sem problema". A opção de fazê-lo como um jogo exclusivo para Xbox 360 e PlayStation 3 é outro sinal disso. "Hoje, essas são as plataformas mais populares; é a nossa maior base de jogadores. Decidimos focar nisso para ter o jogo mais perfeito possível", comenta Gilliard. E apesar das mudanças, Lopes garante que a série continua sua busca pela simulação do futebol real. "O realismo da física é algo atrelado a FIFA, sempre buscamos isso ao longo dos anos e assim continuará", diz. Por outro lado, ele confirma que "várias mudanças de World Cup 2014 foram feitas de acordo com o retorno de jogadores de FIFA 14".

World Cup 2014 traz novas animações, um sistema de pênalti remodelado em que é possivel fazer graça com o goleiro e uma boa mudança na hora do cabeceio - pior quesito dos últimos FIFA. Agora é possível subir nas costas do adversário (sem fazer falta) para alcançar a bola. Essa possibilidade parece dar mais importância ao tempo de bola, pois quem for melhor na hora de apertar o botão terá a vantagem do apoio. Chutes de fora da área e jogadores ágeis também têm mais chances de sucesso. No fundo, a intenção da EA é lotar as partidas de World Cup 2014 de gols. As pequenas, mas efetivas alterações na jogabilidade parecem cumprir essa missão.

O clima de Copa

Do menu inicial ao fim das partidas, este prova ser o game mais colorido da série. As letras, as artes e todo o design do jogo segue o estilo oficial da competição de uma maneira que não atrapalha a navegação. Na verdade, pela quantidade de cores, World Cup 2014 parece mais intuitivo que FIFA 14 - uma pena, no entanto, que os menus continuem lentos. A justificativa de Gilliard é a qualidade das imagens e a quantidade de informação. "É complicado ter menus mais velozes que os nossos com a qualidade gráfica que proporcionamos. Esse jogo inclusive traz uma melhora significativa em relação a FIFA 14".

Para dar o clima de Copa do Mundo ao game a EA repetiu a receita dos outros títulos de competições oficiais. Os técnicos dão instruções o campo, a torcida aparece com mais frequência - as vezes em seu país de origem, em frente a monumentos históricos como Cristo Redentor, Arco do Triunfo e outros. Há também novos modos de jogo, como o que deixa o jogador no papel do capitão da seleção escolhida, podendo classificar times que não estão na Copa real.

Ainda que por fora pareça um jogo novo, sempre há o receio de World Cup ser apenas um adendo a FIFA 14. Gilliard faz questão de frisar o contrário. "FIFA World Cup 2014 não é um DLC de FIFA 14", garante. "Todo o trabalho gráfico e a apresentação do game - algo que corresponde a quase 90% do desenvolvimento - foi refeito para entregar o jogo mais bonito da geração. Desafio alguém a achar um jogo do gênero tão bonito como esse". À primeira vista, o produtor parece estar certo. Resta esperar 15 de abril para descobrir.