LEGO Star Wars - O Despertar da Força | Crítica
Ainda que mais do mesmo, novo game da série consegue ser atrativo não só pelo fan service
À primeira vista, LEGO Star Wars - O Despertar da Força é mais um lançamento obrigatório, sem necessidade de evoluir a série de jogos desenvolvida pela TT Games. A boa surpresa é que o título vai além da tradicional melhora exigida por uma nova geração de consoles. Com inovações simples, mas efetivas, nos controles e na parte de exploração, este novo LEGO Star Wars supera a parte nostálgica para se tornar uma oportunidade genuína de diversão, seja o jogador fã ou não das duas marcas envolvidas.
LEGO-Star-Wars-O-Despertar-da-Forca
O jogo começa com os momentos finais de O Retorno de Jedi, na Batalha de Endor. A trilha e o apuro gráfico da floresta do planeta mostram que o visual aqui é o melhor de todos os LEGO já feitos. As pecinhas e as expressões do bonecos continuam iguais, mas o ambiente é mais vasto e cheio de detalhes. Ao sair da batalha, o jogador se vê na luta entre o Imperador, Luke Skywalker e Darth Vader, controlando os dois últimos - é uma espécie de luta contra um chefe logo no começo da história, o que dá um ritmo acelerado ao jogo desde o início.
O senso de humor de LEGO continua refinado e ainda passeia entre o infantil e adulto com total segurança. Os bonecos se machucam, caem e de despedaçam na medida certa para as crianças gargalharem; ao mesmo tempo que uma piada ou uma expressão mais exagerada mostram uma mensagem subliminar ardilosa.
Han Solo, Poe Dameron e Kylo Ren são os que mais se aproveitam deste tipo de humor, principalmente pela dublagem, que em inglês, é feita pelos atores originais do filme. O carisma de todos os personagens da série, aí incluídos os droids como BB-8, ganha ainda mais força como esperado.
Essa qualidade no roteiro era algo esperado de LEGO. A diferença deste O Despertar da Força é como as pequenas melhorias na jogabilidade trazem um frescor ao jogo. E apesar de apresentar novidades nas primeiras horas, a jornada inteira (de quase oito horas) não para de colocar o jogador em situações novas.
A montagem de plataformas é o centro da exploração, mas há segmentos de gameplay diferentes, como tiro em terceira pessoa, pilotagem de naves, tiroteios on-rails e vários outros. Por isso, além de poder rir e revisitar o universo de Star Wars é possível encontra um desafio interessante.
Do início ao fim, LEGO Star Wars - O Despertar da Força é uma experiência agradável, com ótimas surpresas e que deixa uma sensação de satisfação ao fim da jogatina. Todo o fan service está ali, bem feito e colocado de uma maneira para que nenhum adorador de Star Wars reclame. Não há como ser mais fiel ou respeitoso com a franquia como é a TT Games. E além disso, ainda existe quesito de inovação e desafio atrelado à experiência, o que torna tudo muito melhor.
LEGO Star Wars - O Despertar da Força está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Wii U, PC (Steam), Mac (Steam), PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS, PlayStation Vita e iOS. A versão testada foi a de PlayStation 4. Clique no nome das plataformas para conferir o preço do jogo em suas versões digitais.