LEGO City Undercover: The Chase Begins | Crítica

Um GTA fofo, com o policial que as pessoas esperam nas ruas…

Por Paula Romano 15.05.2013 00H00

LEGO City Undercover: The Chase Begins, como o próprio nome sugere ("chase", em inglês, é perseguição), vem para contar o início da história do policial Chase McCain. O jogo, exclusivo para o portátil Nintendo 3DS, funciona como um prólogo do game LEGO City Undercover, lançado para o Wii U.

Com uma temática infantil misturada ao gênero sandbox, o game é uma versão fofa e feliz de Grand Theft Auto. Como estamos acompanhando os primeiros dias de McCain como um agente da polícia, inicialmente as missões são mais bobinhas. O jogador terá que resolver pendengas, como buscar rosquinhas para o departamento da polícia, salvar cachorros em cima de telhados, resgatar operários presos em andaimes, etc.

Mas, felizmente, os objetivos não se limitam a isso. Logo, McCain estará atrás de criminosos procurados, participando de combates mano-a-mano e dirigindo uma série de veículos pra lá de divertidos e ousados.

Cenário intenso e extenso


O jogo funciona no Nintendo 3DS da seguinte maneira: na parte superior do aparelho são exibidas as animações e o jogo em si. A tela inferior é ocupada pelos mapas intuitivos e as coordenadas importantes para seguir adiante. O cenário é extenso e detalhado, pronto para ser explorado. Os colecionáveis proporcionam horas de diversão, incluindo a conhecida (e viciante) mecânica da franquia de bater para montar e desmontar pecinhas de LEGO.

Outro ponto alto de The Chase Begins é a sua temática. Ela não se inspira em franquias famosas da cultura pop, mas na linha de brinquedos LEGO City, o que cria algo surpreendente e fora do habitual. A amplitude do universo em LEGO City é notavelmente maior do que LEGO Batman 2: DC Super Heroes ou LEGO The Lord of the Rings, e os cenários são realmente bonitos e organizados.

O jogo oferece inúmeras missões e, caso o objetivo seja zerar com 100%, com certeza será preciso dedicar mais de 15 horas em frente à tela do 3DS para conclui-lo. A jogabilidade é aberta e é possível fazer inúmeros tipos de movimentos. Entre as possibilidades, estão lutas marciais, se pendurar por tirolesas, controlar carrinhos de controle remoto, escalar, pular entre prédios e, claro, dirigir veículos em alta velocidade atrás de bandidos.

Os disfarces são a alma do jogo


Há bastante ação e confrontos durante as sessões de jogo. Mas o grande ponto negativo é a dificuldade baixa, que exige pouco raciocínio do jogador. Durante os combates, os inimigos já desaparecem do mapa presos por algemas com dois ou três golpes. Essa facilidade é compensada com o sistema de disfarces, que proporciona surpreendentes habilidades extras ao protagonista.

Como McCain é um policial que age de forma secreta – por isso o nome "Undercover" –, ele pode incorporar diferentes tipos de personagens: um construtor civil, um fazendeiro, um minerador, um bombeiro e até mesmo um ladrão. Tudo isso com o objetivo de se infiltrar no crime, prender bandidos e completar diferentes tipos de missões.

Os disfarces agregam outras habilidades ao investigador. Por exemplo, quando ele assume o disfarce de um ladrão, é capaz de abrir portas com pés de cabra ou decodificar um cofre. Quando encarna um construtor civil, pode usar britadeiras para encontrar segredos. Como um bombeiro, consegue apagar incêndios...

É bom, mas há problemas

Apesar de ser extremamente agradável de jogar, The Chase Begins apresenta problemas. Um deles são os intermináveis loadings - as telas de carregamento. A espera para o processamento pode fazer o jogador respirar fundo e até desistir de jogar - mas também não é nada que um pouco de paciência não resolva. Outro problema são os bugs. Eles travam o jogo em certos momentos, deixam o protagonista preso entre as paredes de pixels e, às vezes, até desaparecem com o McCain do mapa.

Sem esses pequenos "poréns", Chase McCain é o policial que a sociedade espera: destemido, audaz, confiável, ágil, descontraído e com boa vontade para fazer as coisas - sejam elas fáceis ou não. Como o oficial da lei, LEGO City Undercover: The Chase Begins também é o típico game que as pessoas esperam: divertido, original, carismático, com boa jogabilidade, cheio de humor sagaz e com muitas, muitas horas de jogo.

Nota do crítico