Jogamos: Far Cry 5 traz aliados ao combate a fanáticos religiosos no interior dos EUA
Aumentam as opções para enfrentar o perigos em Hope County, Montana
Com Far Cry 5, a Ubisoft amplia as possibilidades da série ao colocar companheiros para ajudar o protagonista. A demonstração na E3 2017 contou com três deles: o cachorro Boomer, a sniper Grace e o aviador Nick.
Boomer é focado em furtividade. Agarra inimigos e os desarma. Nick é a opção para quem gosta de um ataque barulhento e explosivo. Já Grace dá ao jogador uma abordagem equilibrada entre as duas opções. Todos podem ser comandados a qualquer momento, sendo posicionados ou ordenados a atacar.
Na demo, pude experimentar o mundo aberto de Far Cry, agora uma região rural no estado de Montana, nos EUA, com liberdade. No segmento demonstrado no evento, existem dois povoados dominados por fanáticos religiosos e bastante área selvagem, repleta de cervos, lobos e aves. Tem até um lago cheio de trutas.
Depois de liberar, com o auxílio da sniper, o povoado de Fall's End, rumei à pista de pouso local. Lá, auxiliei Nick, o piloto, a recuperar seu avião - e o usei para destruir depósitos de explosivos sob o controle de cultistas. A jogabilidade é bastante natural para quem já jogou qualquer um dos últimos Far Cry e não tive qualquer dificuldade de adaptação para usar os aliados (cujo funcionamento lembra o de Ghost Recon Wildlands).
Entre um tiroteio e outro, sobrou tempo para explorar as belas florestas locais - o gráfico é sempre um ponto alto de Far Cry - e coletar alguns itens, como peles de cervo e lobo. Mas o mais divertido e diferente em relação aos demais jogos da série foi a pesca. A funcionalidade é bastante simples, quase como um mini-game, e me deixou com vontade de bater o recorde de peso da minha truta.
Certamente, porém, dado o histórico da franquia e seu foco em antagonistas exóticos e história intensa, tudo isso será apenas um pequeno aperitivo do que podemos esperar de Far Cry 5. O game sai em fevereiro de 2018 para PlayStation 4, Xbox One e PC.