Xisde agora é “Xis” e expande para o Fortnite

Após polêmicas, organização muda o nome e anuncia entrada em nova modalidade

Por Gabriel Reis 03.12.2021 15H46

A organização de esports Xisde agora se chama “Xis”. A mudança de nome vem dias depois da apresentadora Ana Xisdê ter conseguido uma liminar que proibia a org de usar o nome Xisde.

Com o anúncio do novo nome, a Xis aproveitou para apresentar dois novos atletas, Juanzin e yDiamondd, que representarão a equipe no cenário de Fortnite.

"A nossa organização nasceu com o objetivo de estar presente em diversos jogos do cenário competitivo. Passo a passo, nós estamos construindo isso. Nascemos com uma equipe de Free Fire, logo após anunciamos a contratação de um time de Wild Rift e, para fechar o ano com chave de ouro, vamos contar com dois jogadores de Fortnite, que representarão nossa organização na disputa dos próximos campeonatos", comentou o CEO e cofundador da Xis, Tom Toledo, que enxerga 2022 como o ano de consolidação da organização.

Nova no cenário, a Xis foi anunciada no final de agosto, como um rebranding da Equipe X, que ganhou fama no cenário de Free Fire. Segundo o ge, no dia 13 de outubro, a apresentadora Ana Xisdê abriu um processo questionando o uso do termo “Xisde”, usado por ela desde 2008. No último sábado, 27 de novembro, a Xis emitiu um comunicado, explicando desde a origem do nome da organização até a escolha de suas cores, sem esboçar que alguma mudança seria feita no futuro.

Confira o comunicado na íntegra:

"Desde da nossa criação, nós como organização nunca buscamos ou tivemos qualquer intenção de gerar atrito ou desentendimento com a influenciadora Ana Xisdê. A inspiração do nome surgiu de uma guilda antiga do Grand Chase, de 2006, da qual um dos sócios fundadores do time fazia parte. Independente disso, o termo Xisde ou XD faz parte da cultura gamer, e pode ser visto em diversos vídeos na internet e em matérias jornalísticas. Inclusive, sendo utilizado por diversas pessoas em seus nicks de jogos.

Antes do nosso anúncio, realizamos um convite para a criadora de conteúdo fazer parte e até integrar nosso time de talentos, buscando unir forças em prol do desenvolvimento e da diversidade do cenário. Mesmo após o lançamento, para evitar conflitos judiciais, buscamos um acordo com a influenciadora, pois sempre acreditamos que não haveria qualquer disputa por respeitarmos ela como personalidade e estarmos focados em nós como organização, mas todas tentativas de parceria não tiveram sucesso.

A respeito da nossa identidade visual, a cor roxa é algo que foi definido pela XISDE em novembro de 2020, meses antes da influenciadora começar a usar essa paleta de cores em suas redes sociais. A nossa escolha pela cor roxa se dá porque essa cor representa um símbolo de diversidade e da luta pela igualdade, os principais pilares de atuação da organização.

Precisamos lembrar que a decisão tomada pela juíza Renata Mota Maciel, da 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), é uma decisão apenas liminar e cabível de recurso. Trata-se de um processo em andamento e não há ainda decisão definitiva no caso.

Quanto ao registro de marca, esclarecemos que a influenciadora Ana Xisdê tem um pedido de registro para o pseudônimo "Ana Xisdê", o qual ainda não deferido junto ao INPI, enquanto que a nossa organização possui o pedido de registro da marca "XISDE", também ainda não deferido pelo INPI. Inclusive, na ocasião do pedido, não havia ainda nenhum outro pedido de registro ou aprovação de uso da marca "XISDE" ou mesmo "XISDÊ".

Acreditamos que o termo traz liberdade para a convivência com muitas outras marcas similares, justamente por se tratar de um termo universal e muito usado na internet, especialmente no mundo dos games, e deixamos claro que queremos apenas continuar com nosso trabalho pautado em convívio e respeito mútuos, buscando e reforçando sempre nossos valores e dando continuidade ao que acreditamos."