VCB 2024: Riot oficializa mudanças e define tier 2 como “degrau”
Head de esports de VALORANT explica novidades para próxima temporada
Demorou, mas a Riot Games, enfim, falou oficialmente sobre as mudanças para o tier 2 do VALORANT. A desenvolvedora, por meio de uma nota divulgada na noite do último domingo (13) e assinada pelo head de esports do jogo, Leo Faria, confirmou um calendário maior e o sistema de parceria com os times das ligas internacionais para 2024, assim como adiantado pelo The Enemy.
No documento, o executivo ainda explicou a visão e os planos da publisher para os torneios Challengers, e fez um balanço sobre o que deu certo e o que deu errado ao longo desta temporada. Ele admitiu calendário curto, audiência ruim em alguns torneios regionais — o VALORANT Challengers Brazil (VCB) 2024 foi um deles — e anunciou a mudança do VCT Ascension para setembro, após o Champions.
“Acreditamos que o Ascension é um dos momentos mais excitantes do ano no VCT, com o ápice da jornada rumo ao mais alto nível competitivo. Esta mudança vai posicionar melhor o Ascension no calendário e permitir que tenha seu momento sob os holofotes”, justificou Leo.
Degrau
O ponto mais importante do comunicado é a forma como a Riot enxerga os torneios Challengers. A desenvolvedora os definiu como "degrau" para as ligas e os torneios internacionais, com o objetivo principal de servir como oportunidade para o desenvolvimento de novos jogadores.
“Não vemos o Challengers como um destino final, mas como uma forma de chegar ao nível mais alto de competição profissional. É um degrau, um lugar para jogadores desenvolverem suas habilidades para o próximo nível, e não um lugar para "ficar". Por isso, desde o princípio, nós fomos claros quanto ao papel do Challengers no nosso ecossistema - revelar novos talentos críticos para o sucesso do VALORANT, provar novos times aspirantes a jogar nas Ligas Internacionais”, afirmou Leo.
Parceria entre tier 2 e franquias
Assim como informado primeiro pelo site blix.gg e confirmado pelo The Enemy, um time VCT poderá realizar uma parceria com um time do Challengers. Nela, as duas equipes poderão trocar jogadores e utilizar o novo sistema de empréstimo de jogador, revelado em primeira mão pelo The Enemy. Entenda como vai funcionar aqui.
“Buscando viabilizar maior mobilidade de jogadores entre as camadas do nosso esporte, nós decidimos permitir que times das Ligas Internacionais construam uma relação de parceria (“afiliação”) com times Challengers, assim como criar um novo sistema de empréstimo de jogadores. Esta nova estrutura vai permitir que os times possam trocar jogadores mais facilmente, com o objetivo de vermos recursos do topo da pirâmide suportar o desenvolvimento de jogadores tier 2”, disse Leo.
Premier como base da pirâmide
Por fim, a Riot finaliza com mais uma explicação sobre o Premier. O novo modo competitivo, que permite que jogadores criem seus times e disputem torneios semanais dentro do VALORANT, irão classificar times para os torneios Challengers e serão a "base da pirâmide" do circuito competitivo do game (veja a imagem abaixo).
“O Premier foi desenhado para ser escalável, presente em todas as regiões que o VALORANT esteja disponível. Desta forma, o Premier irá efetivamente criar um robusto cenário Tier 3 para nosso esporte, cada vez com maior frequência de promoção e rebaixamento no Challengers”, concluiu Leo.
LEIA MAIS
- VCB 2024: como funcionará sistema de times parceiros; entenda
- VALORANT: VCB 2024 começa entre janeiro e fevereiro; confira
- VALORANT: Riot anuncia OFF//SEASON com LAN no RJ; confira
Vale contextualizar que Leo Faria já tinha afirmado que o ecossistema dos torneios regionais (VCB é um deles) será revisto para 2024. Ele, inclusive, disse estipulado que a atualização completa sobre o futuro e as mudanças no tier 2 seria feita no fim deste mês, mas adiantou em meio a críticas da comunidade e de times do tier 2.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!