VALORANT: Treinador diz que prefere perder emprego a se vacinar
Negócio entre Onur e LOUD melou por conta do passaporte de vacinação para entrar no Brasil
Onur chegou perto de ser o primeiro treinador de VALORANT da LOUD, mas o negócio melou. O motivo foi o fato dele ser estrangeiro e não ter tomado nenhuma vacina de Covid-19, o que vai contra o passaporte de vacinação implementado no Brasil, em dezembro de 2021.
A apuração foi feita inicialmente pelo Blog do Chandy e, posteriormente, Onur fez uma série de tuítes polêmicos a respeito do assunto, no Twitter. Em um deles ele questionou não ter liberdade para fazer sua própria escolha, enquanto no outro admitiu que está disposto a perder um trabalho para manter suas convicções: "Eu não vou ceder".
Não demorou para as declarações de Onur tomarem o cenário de esportes eletrônicos e gerar respostas de todos os lados - inclusive de outras modalidades. Melão, que é caster oficial da Riot Games, questionou a fala do coach sobre liberdade e disse: "Que liberdade é essa que coloca a vida dos outros em risco?". Outro membro da Riot Games, o Esports Content Producer, Rodrigo Faber, foi pela mesma linha de raciocínio: "Triunfa a realidade na qual a sua liberdade não tem direito de colocar os outros em risco. Simples assim".
Jogador de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) do MIBR, boltz também comentou o assunto minutos depois. O pro player passou por uma situação grave de Covid-19, ficou internado alguns dias e relembrou que o caso poderia ter sido ainda pior caso não tivesse se vacinado.
Em meio a polêmicas e questionamentos, Onur fez um TwitLonger e tentou esclarecer toda a história, de acordo com sua visão: "Eu não sou antivacinas. Eu sou anti-passaporte de vacina, que não é a mesma coisa", disse sem ter tomado nenhuma dose. Ele também falou sobre as reações adversas as suas falas no Twitter e se disse injustiçado.
"Acho que a reação nas redes sociais foram tóxicas, excessivas e injustas. Até pessoas bem conhecidas no cenário, com grandes bases de fãs, ecoaram esses comentários sabendo que eles apenas trariam mais mensagens de ódio a uma situação já indesejável. Eles não se importam comigo. Ninguém percebeu que uma pessoa estava sendo chutada no chão. Mas quando essa pessoa se levanta e contra-ataca, aqueles cúmplices silenciosos saem para se defender corporativamente. Pra mim são todos uns covardes."
Onur foi treinador da KRU e alcançou grandes resultados junto da equipe. O mais recente foi o mais impressionante, quando comandou a equipe LATAM até o 4º lugar do VALORANT Champions. No entanto, mesmo com o currículo vitorioso que vinha construindo, a carreira do coach que almeja títulos internacionais pode ser bastante afetada caso mais países sigam adotando passaportes de vacina.