Perfil, idioma e contraste interno: a saída de fRoD da LOUD

Organização decide não renovar com coach de VALORANT; entenda os motivos

Por Bruno Povoleri 06.10.2023 15H00

Se antes era possibilidade, agora é realidade: a LOUD não conta com fRoD para 2024. De acordo com apuração do The Enemy, a organização optou por não renovar o contrato do treinador norte-americano/cubano de VALORANT e já o comunicou da decisão.

O vínculo dele com a equipe terminou ao final da última temporada competitiva do jogo e não no ano que vem, como previa o banco de dados do VALORANT Champions Tour (VCT) da Riot Games. O leaker Noyn publicou primeiro a informação da saída do coach.

O The Enemy, então, preparou esta reportagem especial com detalhes exclusivos a respeito da decisão da LOUD em dispensar fRoD. Apesar de problemas relacionados à idioma no início, o coach era bem avaliado internamente pela diretoria, mas dividiu opiniões entre jogadores. A organização busca um outro perfil no mercado e vai manter stk na comissão técnica.

Início difícil

De começo, fRoD teve uma série de problemas relacionados ao idioma e o brasileiro stk, assistente-técnico dele, foi quem passou a ser o responsável por traduzir e ajudar a amenizar a situação. A LOUD, inclusive, chegou a cogitar colocar o próprio stk como treinador principal porque acreditava que os jogadores não entenderiam as instruções de fRoD ao longo das partidas em torneios.

fRoD durante jogo da LOUD no VCT LOCK//IN Brazil (Foto: Lance Skundrich/Riot Games)

Vale contextualizar que fRoD é fluente em inglês e espanhol por ser norte-americano/cubano, mas tinha um leve entendimento de português por ter tido contato com jogadores brasileiros durante a sua longa trajetória de jogos FPS.

Foi a partir disso que fRoD tentou se adaptar, começou a se dedicar para aprender português e passou a melhorar o entendimento dos jogadores a respeito das suas orientações nos treinos e até mesmo no dia a dia. Isso porque ele não era apenas treinador e também ajudava a cozinhar, a dirigir ao estúdio da Riot em dia de jogos do VCT Americas 2023 e a organizar o ambiente do local de treino, como exposto em diversos vídeos no canal da LOUD de VALORANT.

Além disso, fRoD fez jus a sua função e foi o responsável por marcar treinos, definir estratégias dentro de jogo e buscar evolução individual e coletiva da equipe. No meio disso tudo, o coach passou a dividir opiniões dos jogadores da LOUD.

fRoD durante intervalo dos jogos da LOUD no VCT Americas 2023 (Foto: Foto: Tina Jo/Riot Games)

Contraste interno de avaliação

Com um estilo forte de exigir pontualidade e foco nos treinos, além de também cobrar ao máximo os jogadores para entenderem os conceitos em que queria introduzir dentro dos jogos, fRoD precisou de tempo para agradar o elenco. Os resultados, no entanto, rapidamente apareceram e a LOUD foi vice-campeã do VCT LOCK//IN Brazil e campeã do VCT Americas 2023.

Em relação ao elenco, fRoD tinha o apoio de aspas e de Saadhak — que, como capitão e IGL, tentava gerir o elenco da melhor maneira possível para evitar conflitos; tuyz e cauanzin eram indiferentes, enquanto Less chegou a ter problemas tanto dentro quanto fora de jogo com o coach.

fRoD abraça aspas após vitória da LOUD no VCT Americas 2023 (Foto: Robert Paul/Riot Games)

Já na gestão do time de VALORANT da LOUD, fRoD foi bem avaliado muito por conta dos bons resultados ao longo deste ano. A organização acredita que, apesar de não ter conquistado nenhum campeonato internacional em 2023, ele fez uma boa temporada com um time jovem. Até por isso a tendência era que permanecesse em 2024, mas…

Mudança de perfil

Após realizar uma reavaliação interna, a LOUD decidiu que pretende implementar uma nova estratégia para 2024 e descartou a permanência de fRoD — que tinha o desejo de continuar. A organização busca um coach (e não propriamente um treinador) que não seja focado apenas em aspectos táticos, mas também consiga lidar bem com a gestão de elenco e as tarefas do dia a dia.

Outro ponto levado em consideração pela LOUD foi o fator idioma e cultura. Na visão da organização, fRoD ainda teve problemas em relação a isso — ainda que tenha sido bem avaliado internamente. A equipe busca um coach que seja brasileiro e o favorito para a vaga é peu, da The Union. Outros nomes que já chegaram a interessar no passado, como o argentino Onur, ex-Leviatán, e o caster brasileiro Spacca, da Riot Games, não foram sequer cogitados.

Apesar da saída de fRoD, a LOUD deve manter stk na comissão técnica. O contrato dele terminou ao final desta temporada e a organização tem negociações avançadas para renová-lo.

fRoD (esquerda) e stk (direita) durante o VALORANT Champions 2023 (Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games)

Procurados para um posicionamento sobre o assunto, LOUD e fRoD optaram por não se manifestar.

LEIA MAIS

Com a indefinição na comissão técnica e Saadhak garantido para 2024, a LOUD precisa definir o futuro do restante da lineup. A organização também deve manter Lesstuyz e cauanzin enquanto está no mercado na busca por um substituto para aspas.

atual janela de transferências do VALORANT Champions Tour (VCT) abriu no dia 11 de setembro deste ano e fecha somente no dia 15 de julho do ano que vem. O período terá pausas ao longo dos torneios e das ligas internacionais.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!