VALORANT: Riot detalha VCB 2023 e comunidade critica
Qualificatório para o principal torneio nacional do jogo começa no dia 3 de novembro; jogadores e torcedores reprovam formato
A Riot Games divulgou, nesta terça-feira (18), os primeiros detalhes do VCB 2023. O principal torneio nacional de VALORANT contará com oito equipes na disputa, sendo que quatro delas serão convidadas pela desenvolvedora e outras quatro se classificarão por meio de qualificatórias - que terão início no dia 3 de novembro. A proximidade do início da etapa classificatória foi duramente criticada por pro players e torcedores.
Além disso, a comunidade também reprovou o formato pelo fato de que irá conflitar com janela de transferências, outros campeonatos de pré-temporada e também não permitirá que o time campeão do Game Changers consiga participar (veja abaixo com detalhes do VCB 2023).
LEIA MAIS
- VALORANT: LOUD planeja comissão técnica com fRoD e stk
- VALORANT: FURIA tem acordo para kon4n ser 6º jogador
- VALORANT: MIBR encaminha line-up com murizzz, heat e jzz
Formato e datas
Ao todo, o VCB 2023 terá quatro equipes que já participaram da competição em 2022 e que tem uma trajetória no cenário competitivo de VALORANT. As outras quatro serão definidas por meio de qualificatórias (duas abertas e uma fechada). A fase aberta será no formato de eliminação simples e terá as inscrições iniciadas no dia 24 de outubro.
Já a qualificatória fechada acontecerá em formato de eliminação dupla, com chaves superior e inferior. Os confrontos finais de cada uma das chaves, que definirão os quatro classificados ao VCB 2023, serão disputados em série MD5 (melhor de cinco). Todos os outros duelos, no entanto, permanecem como MD3 (melhor de três).
Primeira qualificatória aberta
- 3 e 4 de novembro
- Limite de 128 times na disputa (todos os confrontos em MD3)
- Oito times avançam à qualificatória fechada
Segundo qualificatória aberta
- 28, 29 e 30 de novembro
- Limite de 128 times na disputa (todos os confrontos em MD3)
- Seis times avançam à qualificatória fechada
Qualificatória fechada
- 7 a 11 de dezembro
- 16 times na disputa: 14 das Qualificatórias Abertas, dois convidados do VCT 2022, baseados em Pontos de Circuito
- Quatro times vão ao VCT Challengers Brazil 2023
Repercussão negativa
A notícia caiu como uma bomba no competitivo brasileiro de VALORANT. Isso porque pegou de surpresa não só os torcedores, como jogadores e organizações que planejam estar presentes no cenário a partir de 2023. A grande maioria dos pro players, coachs e managers se manifestaram nas redes sociais com críticas à decisão da Riot Games.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e TikTok.