VALORANT: Mãe de Twisten defende esports após morte do filho
Jogador da Team Vitality lutava contra a depressão e morreu no dia 7 de junho
Dois dias após a morte de Twisten, a mãe do pro player tcheco de VALORANT da Team Vitality, Ivana Ašenbrenerová, fez uma publicação emocionante a respeito do assunto nas redes sociais. Em tom de desabafo, ela falou sobre saúde mental e luta contra depressão.
Além disso, Ivana também saiu em defesa dos esports após ter lido comentários a respeito de uma relação entre a depressão do filho e a profissão dele.
O texto da mãe de Twisten foi publicado em tcheco, mas foi traduzido para o inglês pelo streamer e caster Xnapy. Você pode conferí-lo em português abaixo.
Confira na íntegra o texto da mãe de Twisten:
“Não quero e não posso ficar calada. Não quero que a morte de nosso amado filho cause críticas aos esports e aos jogos de computador. Não quero especulações sobre tudo o que é possível. Eu achei que conseguiria evitar ler comentários de tchecos em que essas pessoas inteligentes escrevem: "bem, os jovens não sabem o que fazer. Bem, não é de admirar quando ficam sentados no computador o dia todo. Bem, quem sabe de que tipo de família era. Bem, se ele quisesse, poderia ter procurado tratamento". De onde vem toda essa certeza sobre a "sua verdade" em todos vocês?
Nosso filho tinha muito amor ao redor dele. Talvez eu não seja uma mãe perfeita, mas sempre apoiei e amei meus três filhos incondicionalmente. Ao mesmo tempo, nunca os segurei ou amarrei uma bola nos pés deles. Até meu pai sempre me disse que uma pessoa deve ter sonhos e voar em direção às nuvens. Kája [Twisten] estava voando. E ele voou muito alto. O fato de ele ter admitido publicamente, no início do ano, que lutava contra a depressão foi uma das coisas mais corajosas, e estou orgulhosa dele. Sim, ele lutou contra a depressão e não é o único.
Culpar o jogo é um absurdo. Kája não ficou apenas sentado no computador. Os jogadores profissionais de esports têm um regime rígido, semelhante ao de outros atletas. Eles precisam comer de forma saudável, fazer exercícios e dormir bem. Eles também têm sessões de treinamento exigentes. E, como em outros lugares, aqui [nos esports] também há pressão para desempenhar bem e cria uma pressão permanente no psicológico. [Nos esports] demora muito pouco, como uma predisposição à ansiedade, e se está a apenas um passo da depressão. E às vezes basta um amor infeliz para causar um curto-circuito.
Ninguém tem o direito de julgar ninguém. Nosso filho lutou contra sua doença e lutou bravamente. Assim como ele lutou pela Team Vitality ou anteriormente pela BIG, outros atletas também acabaram com suas vidas. Jogadores de futebol, jogadores de hóquei, treinadores, tenistas, esquiadores ou nadadores também sofrem de depressão. A depressão não é uma doença que alguém "pega" jogando jogos de computador. A depressão não pode ser controlada pela força de vontade, ela deve ser tratada. A depressão e qualquer outra doença mental não devem ser tabu na sociedade.
Não devemos esconder o fato de que, além de nossos corpos físicos, também temos almas. Não vamos ficar calados sobre isso. Não devemos. Ninguém deve carregar o estigma da doença mental. São pessoas como as outras. Não me arrependo de um único minuto que pude passar com meu filho. Esta é a nossa última foto juntos. Berlim, maio de 2023”.
LEIA MAIS
- VALORANT: The Union atropela 00Nation e é bicampeã do VCB 2023
- Guia do VALORANT Masters Tokyo 2023: Jogos, resultados e mais
- VALORANT: LOUD vira líder mundial em ganhos com premiação
A morte de Twisten chocou a comunidade de VALORANT. Ele fazia parte da europeia Team Vitality - uma das principais organizações de esports do mundo - desde novembro de 2022 e estava na campanha da organização no LOCK//IN e também no VCT EMEA, uma das três principais ligas internacionais do jogo.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!