VALORANT LCQ Americas 2023: Como chegam FURIA e MIBR

Times brasileiros disputarão torneio com mudanças nas escalações

Por Bruno Povoleri 14.07.2023 18H30

Chegou a hora da última chance do Brasil ter ao menos mais um representante — além da LOUD — no Champions Los Angeles, o Mundial de VALORANT. O Last Chance Qualifier (LCQ) Americas começa neste sábado (15) e terá a presença das brasileiras FURIA e MIBR na disputa pelo título.

As duas equipes do VCT Americas 2023, inclusive, chegam com mudanças nas escalações e podem se enfrentar em um duelo eliminatório extremamente importante. Isso porque, caso aconteça o confronto realmente aconteça, quem perder terá encerrado a atual temporada competitiva do FPS da Riot Games.

Pantera nova

A grande novidade da FURIA será a estreia de kon4n, que foi contratado inicialmente para ser o 6º da equipe. Ele substituirá qck, que precisou ser afastado por problemas médicos, conforme revelado em primeira mão pelo The Enemy.

Com kon4n, a FURIA terá mudanças nas funções dentro do servidor. O "novo reforço" chega para atuar como Iniciador, enquanto mwzera passará a ser Sentinela. A equipe já treina desta maneira há cerca de um mês e meio, mas as funções podem mudar de acordo com o mapa.

Antes disso, a FURIA chegou a se classificar aos playoffs do VCT Americas 2023. Neles, os brasileiros chegaram a começar bem e venceram a Leviatán por 2 a 1. Só que, depois de perder para a LOUD logo em seguida, os Panteras foram eliminados pela NRG.

No geral, a FURIA chega como uma das favoritas para vencer o LCQ Americas, mas a equipe vai precisar deixar a inconsistência de lado e se provar com kon4n. Os Panteras, inclusive, têm a necessidade de garantir a vaga no Champions para "salvar" a temporada.

FURIA no VCT Americas 2023 (Foto: Christian Betancourt/Riot Games)

Made In TxoziN

Já o MIBR, a única mudança já havia acontecido no fim do VCT Americas 2023 e já era prevista de ser mantida para o LCQ Americas: TxoziN será titular no lugar de heat. Com isso, jzz seguirá como Duelista, enquanto o restante da equipe também continuará nas funções habituáveis.

Sem maiores novidades, a organização terá a missão mais difícil do LCQ Americas. Como ficou de fora dos playoffs do VCT Americas 2023, o MIBR, ao lado da KRÜ, são as duas equipes que jogarão o maior número de jogos no LCQ caso avancem por todas as fases até a grande final.

E, neste momento, o que o MIBR mais precisa é de resultado. Performance, por incrível que pareça, já melhorou com a entrada de TxoziN na última rodada do VCT Americas 2023. Além disso, tampouco importa jogar bem ou não, uma vez que pode ser a última competição desta temporada do jogo.

Sejam cinco ou seis jogos, o MIBR precisará demonstrar uma evolução que não demonstrou em dez jogos nesta temporada. A missão é difícil e, assim como a FURIA, não importa outro resultado que não seja o título. Mas, com base no que o MIBR apresentou no ano, chegar nas fases mais adiantadas do LCQ já seria um bom resultado.

MIBR no VCT Americas 2023 (Foto: Tina Jo/Riot Games)

LEIA MAIS

O MIBR estreia no LCQ Americas às 17h (de Brasília) deste sábado (15), contra a KRÜ. Já a FURIA aguarda o vencedor deste confronto para descobrir quem enfrentará no mesmo horário deste domingo (16).

Vale lembrar que o LCQ Americas acontece entre os dias 15 e 23 de julho com sete times do VCT Americas 2023 na disputa. A competição dará uma única vaga ao Champions Los Angeles 2023  que já tem as presenças garantidas de LOUD, NRG e Evil Geniuses (EG). Quem ficar de fora só voltará a jogar na próxima temporada.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!