VALORANT: Destaques da atualização 4.04

Erro 404: Astra nerfada, rework do Yoru, mudanças na Icebox e mais!

Por Bruno Pereira 01.03.2022 15H41

A atualização 4.04 do VALORANT, que coincide com o começo do Episódio 4 Ato II do jogo serviu para a Riot Games fazer uma “limpeza na casa”, como a própria desenvolvedora falou em seu post oficial.

O principal alvo foi a classe de Controladores, com mudanças no Omen, Brimstone, Viper e um nerf pesado na Astra. Além disso, o rework de Yoru finalmente entrou em cena, além de grandes mudanças no spikesite B da Icebox.

Confira os principais destaques abaixo:

Imagem: Riot Games

Astra la vista, baby

Conforme os jogadores dominaram o estilo de jogo da Astra, a desenvolvedora viu um aumento na porcentagem de escolhas e vitórias da agente tanto em partidas coordenadas quanto ranqueadas de nível alto. Segundo a Riot, Astra ofuscava qualquer outro controlador dentro de jogo.

As principais mudanças foram para reduzir a utilidade geral da agente e aumentar os tempos de recarga das habilidades, além de correções de bugs e atualizações.

Estrelas

  • Quantidade máxima de Estrelas reduzida: 5 >>> 4
  • Tempo de recarga ao recolher Estrela aumentado: 14s >>> 25s
  • Astra agora pode recolher Estrelas durante a Fase de compra para restituir parte da carga imediatamente
  • Distância máxima do posicionamento de Estrelas aumentado: 10.000 >>> 30.000

Poço Gravitacional

  • Tempo de recarga aumentado: 25s >>> 45s
  • Tamanho do Poço Gravitacional reduzido: 525 >>> 475
  • Poço Gravitacional não afeta mais quem estiver totalmente abaixo da habilidade

Pulso Nova

  • Tempo de recarga aumentado: 25s >>> 45s
  • Pulso Nova não afeta mais quem estiver totalmente abaixo da habilidade

Nebulosa

  • Tempo de recarga ao recolher Estrela aumentado: 14s >>> 25s
  • Os tempos de recarga de nebulosa agora são sequenciais em vez de simultâneos
  • Tamanho da Nebulosa aumentado: 410 >>> 475

Forma Astral

  • Enquanto estiver na Forma Astral, pings não são mais bloqueados pela geometria de nível invisível
  • O círculo de alvo da Astra durante Forma Astral foi reduzido para um círculo que reflete o tamanho unificado de toda a utilidade da Agente
  • O círculo de alvo da Astra não desaparece aleatoriamente ao mirar em alguns lugares do mapa
  • Aceleramos a sobreposição que cobre a tela da Astra ao entrar e sair da Forma Astral
  • Corrigido um erro que fazia as Estrelas serem posicionadas um pouco acima do lugar desejado
Imagem: Riot Games

Controlando os controladores

Omen ficou para trás no meta atual de VALORANT, e a Riot quer voltar a vê-lo mais em jogos, então pequenos buffs foram a escolha. Já Brimstone tem uma boa taxa de escolhas, mas suas habilidades estavam prendendo seu estilo de jogo em uma caixinha. Por fim, Viper se tornou extremamente indispensável em um grande número de situações, então mudanças pontuais visam equilibrar a sua taxa de sucesso e escolhas.

Omen

Manto Sombrio

  • Tempo de Recarga reduzido: 40s >>> 30s
  • Custo aumentado: 100 >>> 150
  • Velocidade do projétil aumentada: 2.800 >>> 6.400

Passos Tenebrosos

  • Custo reduzido: 150 >>> 100
  • Intervalo antes do teleporte reduzido: 1s >>> 0,7s.

Paranoia

  • Avanço adicionado durante o surgimento, assim os jogadores próximos do Omen não serão atingidos

Brimstone

Fumaça Celeste

  • Tempo de ativação reduzido: 2s >>> 1s
  • Raio de ativação aumentado: 5.000 >>> 5.500
  • Altura da fumaça aumentada para combinar com outros Controladores

Sinalizador Estimulante

  • Agora também concede 15% de Impulso de Velocidade além do Tiro Rápido

Viper

Combustível

  • Drenagem de combustível aumentada em 50% quando Cortina Tóxica e Nuvem Venenosa estiverem ativas ao mesmo tempo
  • A barra de combustível da Viper agora fica vermelha quando ela não tiver quantidade suficiente para ativar as habilidades

Cortina Tóxica

  • Tempo de Recarga depois de desativar aumentado: 6s >>> 8s
  • Tempo de Recarga agora começa a ser contado quando a fumaça começa a dissipar em vez de quando o telégrafo de desativação é reproduzido
  • Intervalo de desativação reduzido: 1s >>> 0,8s
  • Cortina Tóxica agora tem luzes amarelas para indicar quando está em Tempo de Recarga
  • Cortina Tóxica não tem mais um intervalo ao ser desativada quando Viper for suprimida
  • Agora uma fala única será reproduzida quando a fumaça for desativada pela supressão

Nuvem Venenosa

  • Tempo de Recarga depois de desativar aumentado: 6s >>> 8s
  • Tempo de Recarga agora começa a ser contado quando a fumaça começa a dissipar em vez de quando o telégrafo de desativação é reproduzido
  • Intervalo de desativação reduzido: 1s >>> 0,8s
  • Orbe de Veneno agora tem luzes amarelas para indicar quando está em Tempo de Recarga
  • Orbe de Veneno não tem mais um intervalo ao ser desativado quando Viper for suprimida
  • Agora uma fala única será reproduzida quando a fumaça for desativada pela supressão

Veneno de Cobra

  • Duração reduzida: 6,5s >>> 5,5s
Imagem: Riot Games

Rework do Yoru

Era muito claro que o agente estava longe de ser uma das escolhas favoritas da comunidade e dos pro players. Por isso, a Riot completou o rework do Yoru para algo mais voltado para o estilo “distração e porradaria”, levando em consideração o papel de duelista do personagem. Há uma análise maior dos desenvolvedores neste post oficial.

Distração

  • Cargas reduzidas: 2 >>> 1
  • Vida da cópia: 150
  • A cópia agora é uma versão completa do Yoru correndo e só pode ser enviada para avançar
  • Clicar com o botão direito posiciona um marcador imóvel para a cópia
    • Reativar de forma parecida com passos cria uma cópia que avança
  • Ao sofrer dano de uma arma inimiga, a cópia para de avançar, vira na direção do inimigo que atirou nela e explode depois de um breve intervalo
    • Inimigos dentro do cone recebem um flash

Passagem Dimensional

  • Número de cargas aumentado: 1 >>> 2
  • Custo: 200 Créditos
  • Redefinição do Tempo de Recarga por meio de carga removida. Redefinição com dois abates restaurada
  • Um teleporte falso pode ser criado por Passagem Dimensional ao pressionar F enquanto passa o mouse por cima do sinalizador
    • O teleporte falso reproduzirá sons e o portal exibirá efeitos como se Yoru estivesse tentando se teleportar
  • Tempo necessário para se teleportar até o sinalizador reduzido: 1,5s >>> 0,5s
  • O efeito sonoro do sinalizador de teleporte durante o trajeto reduzido: 22,5m >>> 12,5m
  • Velocidade do sinalizador de teleporte aumentada: 675 >>> 800
  • Ao ativar um teleporte falso, o sinalizador cria um pequeno efeito no chão por 30s para indicar a localização

Espionagem Dimensional

  • Duração aumentada: 8s >>> 10s
  • Yoru não é revelado para os inimigos
  • Intervalo necessário para desequipar aumentado: 0,6s >>> 1,2s
  • Yoru agora consegue conjurar todos os utilitários fora da ultimate
  • Os passos de Yoru agora podem ser escutados em um raio de 15m da localização do Agente
  • Atraso na conjuração de Espionagem Dimensional adicionado, evitando que haja exploração exacerbada da invulnerabilidade ao conjurar
Imagem: Riot Games

Mudanças na Icebox

Para os jogadores que (assim como eu) gostam apenas de pegar os seus agentes preferidos e partir para a porradaria ou mesmo quem tenta jogar o jogo no mais alto nível, esta foi uma das principais mudanças da Atualização 4.04: diversas mudanças no spikesite B da Icebox.

As mudanças têm como objetivo ajustar problemas de espaço pelo mapa, mas também mudam pixels de duelo, entrada e defesa do Bomb B, bem como facilitar a defesa do Bomb A. Já digo: jogadores de Judge e Shorty vão amar os novos pixels para surpreender adversários.

Veja alguns destaques abaixo, e as mudanças completas no site oficial.

Entrada do Bomb B pela base atacante com nova porta:

Antes:

Imagem: Riot Games

Depois:

Imagem: Riot Games

Mudança no posicionamento do contêiner amarelo:

Antes:

Imagem: Riot Games

Depois:

Imagem: Riot Games

Retirada de contêiner do Bomb e mudança da parede de metal:

Antes:

Imagem: Riot Games

Depois:

Imagem: Riot Games

Zona de plant da spike aumentado no Bomb B: 

Antes:

Imagem: Riot Games

Depois:

Imagem: Riot Games

Caixa adicionada no meio do Bomb A:

Antes:

Imagem: Riot Games

Depois:

Imagem: Riot Games