VALORANT: Brasil soma decepções em solo nacional em 2023
Equipes brasileiras falham diante da torcida no Ibirapuera e no Pacaembu
O sonho de um título internacional de um time brasileiro em solo nacional vai ter que ficar para a próxima temporada competitiva do cenário misto de VALORANT. Enquanto a LOUD esteve a dois pontos do título do VCT LOCK//IN e falhou no fim da decisão contra a europeia Fnatic, diretamente do Ginásio do Ibirapuera, a The Union tampouco conseguiu chegar a grande final do VCT Ascension Americas 2023 e decepcionou no Pavilhão Pacaembu.
Ou seja, o cenário brasileiro de VALORANT teve dois momentos marcantes neste ano: o “Ibirapueraço” e o “Pacaembunaço”. O primeiro, no entanto, foi bem mais forte e relevante por todas as circunstâncias envolvidas dentro e fora do servidor. Já o segundo até era esperado acontecer, mas não da maneira como foi.
Ibirapueraço
Embora o LOCK//IN tenha sido um torneio de pré-temporada, eram os 30 times das franquias (além de dois times chineses) em um formato de eliminação simples (quem perdia estava fora). Em jogo estavam a premiação total de US$ 500 mil (R$ 2,5 milhões na cotação da época) e uma vaga extra no Masters Tokyo 2023 para a região do campeão.
Levando tudo isso em consideração, a LOUD conseguiu o feito de chegar na grande decisão logo após ter sido campeã do Champions 2022, o Mundial do jogo, e justamente no primeiro torneio com cauanzin e tuyz — contratados para substituir Sacy e pANcada.
Só que, antes de ir para a final, a LOUD teve dois jogos memoráveis: contra a NRG nas quartas de final, quando o confronto só foi definido na Fracture, vencida pelo time brasileiro por 18 a 16 após uma sequência de rounds inacreditáveis; e contra a DRX, já nas semifinais, com direito a vitória sofrida por 3 a 2 para Saadhak e companhia.
A parte mais dolorida da história foi a decisão entre LOUD e Fnatic. Se por um lado a equipe europeia abriu 2 a 0 na série, os brasileiros empataram em 2 a 2 e ainda chegaram a fazer 11 a 3 na Icebox, o último mapa do duelo. O resto acabou sendo história, e a Fnatic conseguiu a virada e venceu o jogo por 14 a 12 — calando o Ibirapuera e fazendo com que a torcida brasileira rapidamente deixasse o ginásio.
Pacaembunaço
Em menor proporção do que o “Ibirapueraço”, o “Pacaembunaço” também machucou a comunidade brasileira de VALORANT. Isso porque as expectativas eram altas para que a The Union ao menos chegasse na final do VCT Ascension Americas 2023, já que enfrentaria um adversário, a norte-americana M80, que já havia vencido anteriormente na fase de grupos do torneio.
A revanche entre The Union e M80, inclusive, tinha um gosto especial porque o primeiro duelo entre as duas equipes foi marcado por provocações antes, durante e depois do jogo. Foi assim que o time composto majoritariamente por canadenses entrou embalado (e com sangue nos olhos) após a vitória contra a sul-americana 9z para se vingar em grande estilo da The Union.
Com direito a gesto de “silêncio” para os cerca de 800 brasileiros presentes no Pavilhão Pacaembu, a M80 venceu sem maiores dificuldades, por 2 a 0, e botou um ponto final no sonho da The Union de garantir o título do VCT Ascension Americas 2023 e também de garantir a tão sonhada vaga no VCT Americas em 2024 e 2025.
LEIA MAIS
- VALORANT: “No Brasil, a evolução é até um certo ponto”, afirma raafa
- VALORANT: Vaga no VCB é de jogadores ou time? Checamos
- VALORANT: TropiCaos confirma desistência da Série de Promoção
A atual temporada do competitivo misto de VALORANT não terá mais eventos internacionais no Brasil. O próximo torneio a ser realizado em solo nacional será o Game Changers Championship 2023, o Mundial inclusivo do jogo, que acontecerá entre novembro e dezembro deste ano diretamente da Arena CBLOL, em São Paulo.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!