R6: Brasil encontra dificuldades no SI 2022
Brasileiros dominaram o Rainbow Six: Siege em 2021, mas mudança de meta cria dificuldades neste ano
Atual campeã, a Ninjas in Pyjamas (NiP) não vem tendo vida fácil contra times estrangeiros no Six Invitational 2022 de Rainbow Six: Siege (R6). Apesar de ter conseguido se classificar aos playoffs da competição, a organização foi derrotada pelos russos da Team Empire e pelos coreanos da SANDBOX Gaming na fase de grupos. Agora, os Ninjas voltaram a sofrer outra derrota gringa. A equipe caiu para a TSM, por 2 a 0, pelo primeiro round da chave superior em série realizada nesta segunda-feira.
Essa mesma dificuldade de enfrentar adversários internacionais é confirmada por Psycho que, em coletiva de imprensa realizada logo após o insucesso contra a SANDBOX Gaming, revelou serem “equipes sólidas e em uma região muito isolada, o que dificulta muito o estudo”. Para ele, “essas equipes possuem um estilo de jogo muito agressivo, diferente de outras regiões”.
Pressão e favoritismo
Isso, inclusive, reflete negativamente nos brasileiros que, segundo Pino, “sentem uma pressão a mais quando perdem uma partida para uma região inferior”. Ainda assim, apesar das adversidades encontradas no Six Invitational 2022, Psycho acredita que “as equipes brasileiras estão tão preparadas neste ano quanto no ano passado” e que “o Brasil deve beliscar dois títulos mundiais neste ano, pois temos os melhores jogadores do mundo”.
Adaptação
A fim de chegar ao topo novamente, no entanto, o capitão dos Ninjas acredita que é preciso se basear no que eles fizeram em um passado nem tão distante assim: se ajustar de acordo com as circunstâncias que o meta competitivo do R6 exige no momento.
“Precisamos nos adaptar ao novo meta, o SI do ano passado nós entendemos o estilo de jogo muito rápido, e isso nos colocou bem à frente dos oponentes. Temos uma força individual muito grande, e isso acelera o processo de adaptação”, opinou Psycho.
Time a ser batido?
O status de “time a ser batido” costuma imperar quando uma determinada equipe é dominante ou simplesmente é campeã de um torneio. A NiP bateu na trave no Six Sweden Major 2021, enquanto a FaZe Clan conquistou o torneio. E isso, segundo Psycho, faz com que o time liderado por cameram4n seja o principal candidato a conquistar o Six Invitational 2022, apesar dos Ninjas correrem por fora na disputa.
“Não acredito que somos o time a ser batido. Acho que é a FaZe por ser campeão do último Major. Por sermos constantes e finalistas do Major, sempre seremos um concorrente forte e as equipes estarão felizes em nos vencer”, revelou Psycho.
A FaZe também não está tendo vida fácil no SI 2022. Ficaram em terceiro lugar do Grupo B, perdendo para Spacestation Gaming e Team Liquid, e caíram novamente para a Cavalaria na chave superior dos playoffs por 2-0, logo após terem vencido a Oxygen Esports por 2-0 na primeira rodada.
Antes de superar o drama contra os estrangeiros, a Ninjas in Pyjamas precisará vencer o confronto brasileiro contra a MIBR, às 6h (de Brasília) desta terça-feira, para seguir viva no Six Invitational 2022. O confronto será válido pela chave inferior da competição.