Plataforma visa trazer mulheres para o mercado de games
Conheça a WIBR e saiba como se inscrever para participar
A Women in Brazil, WIBR, nasce como a primeira plataforma que chega para mostrar que game é para todos. O projeto visa dar visibilidade para talentos que se identificam com o gênero feminino ou não-binário e querem trabalhar com games e esports nas mais diferentes áreas e carreiras.
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Como muitos devem ter percebido pelo nome, a criação veio da tradicional organização brasileira de esports, o Made in Brazil. Era por isso também que as redes sociais de membro do time estavam de cabeça para baixo. O WIBR surge da vontade do próprio MIBR em fazer a diferença no cenário feminino de games.
"Nós nascemos e crescemos ouvindo que game é coisa de menino. Isso é uma crença cultural que precisamos mudar. O WIBR chega para ajudar nessa mudança. Queremos mais meninas olhando para esse universo como uma possibilidade de carreira e as empresas olhando para as meninas como grandes ativos para trabalharem nessa área" destaca a CEO da organização, Roberta Coelho.
Atualmente, estão em destaque na mídia carreiras como jogadoras, influenciadoras e afins. Mas o WIBR chega para mostrar que os esports também possuem vagas em tudo que é tipo de "carreira tradicional", como marketing, financeiro, comercial, jurídico e mais.
De forma que não precise caminhar sozinho, o WIBR já começa com o patrocínio de grandes marcas como Bybit, Itaú, Senac RJ e 1xBet, que acreditam na causa e no poder de transformação desse movimento. Além disso, o projeto contará com o apoio de mais de 20 empresas, endêmicas e não endêmicas, que assumirão o compromisso de priorizar a contratação dos talentos da plataforma em novas vagas relacionadas ao universo dos games.
Entre os apoiadores estão Riot Games, Ubisoft, Grupo Globo, Gamers Club, Gaules, Omelete, The Enemy, CCXP, Player1, Monster, Logitech, Meow Digital, Instituto Glória, Bizzu Conteúdo, Miners GG, School of Rock, Rio2C, Final Level, Oddz Network, Octagon Brasil e Beyond Films. Entre os media partners estão a Globo e os veículos da Omelete Company: Gaules, The Enemy e site Omelete.
Além de todas as já citadas, novas empresas também podem fazer parte do movimento como patrocinadora ou apoiadora. Para isso, basta entrar em contato no e-mail: wibr@wibr.com.br.
COMO PARTICIPAR
A inscrição na plataforma acontece de forma gratuita pelo site wibr.com.br. Vale destacar que o processo de adesão foi todo pensado para ser livre de eventuais comportamentos de recrutamento que prejudicam as chances das candidatas. Muitos campos são de preenchimento opcional, onde a candidata só preenche caso se sinta confortável. Entre os campos estão: nome, escolaridade, idioma, estado, área de atuação e jogo/cenário preferido. O site ainda contempla a possibilidade de indicação de canais da Twitch de streamers mulheres oferecendo uma visibilidade extra, principalmente para as pequenas influenciadoras.
A consulta à base de dados de talentos também será gratuita e poderá ser feita por qualquer empresa. Os parceiros da plataforma, no entanto, terão acesso a mais filtros e às informações não obrigatórias preenchidas.
Para Roberta, a meta é ampliar a presença do talento feminino no cenário de games e esports como um todo. A expectativa é finalizar o primeiro ano com mais de 8 mil inscrições pelo Brasil afora.
"Até o WIBR surgir, times e marcas buscavam mulheres com interesse em games e esports dentro de redes sociais como Twitter, de forma não profissional e a mercê de julgamentos, filtros e preconceitos. O WIBR chega para criar uma rede de conexão e impulsionar carreiras femininas neste ambiente dos games que cresce muito e já supera a indústria cinematográfica e fonográfica juntas", destaca Roberta.
AÇÕES FUTURAS
Como parte da criação da rede de apoio em torno do WIBR, a partir de outubro, a plataforma irá realizar conversas virtuais para promover a discussão, compartilhar dicas e histórias que podem ajudar a encorajar as mulheres e reverberar a ideia de que o mundo dos games é para todos. Serão conteúdos “ao vivo” pensados em diferentes formatos para diferentes plataformas, trazendo um mix de profissionais de diversas áreas para enriquecer a discussão e inspirar.
Além dos conteúdos digitais, futuramente o WIBR também terá uma agenda de eventos, encontros presenciais e campanhas educativas.