LOUD deixa o competitivo de Fortnite aquém das expectativas
Organização viveu altos e baixos até decidir sair do cenário do jogo por mudança no “direcionamento de empresa”
O que antes era questão de tempo, agora é oficial: a LOUD está fora do cenário competitivo de Fortnite. Depois de pouco mais de dois anos na modalidade, a organização anunciou, na noite desta segunda-feira (28), a saída de Frosty e leleo - os dois últimos pro players do jogo a fazer parte da equipe. De acordo com apuração do The Enemy, a decisão da LOUD aconteceu por uma mudança natural de “direção da empresa”.
Ao todo, sete nomes originários do Fortnite passaram ou ainda fazem parte da LOUD. Assim como Frosty e leleo, Lasers e Taspio também deixaram a organização. Já CaioX e oCastrin continuam no time, mas se tornaram influenciadores e criadores de conteúdo desvinculados do battle royale da Epic Games.
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Retrospectiva e... mudanças decisivas
O projeto da entrada da LOUD no Fortnite foi ambicioso. Isso porque a organização contratou, em junho de 2020, dois jogadores que haviam representado o Brasil na Copa do Mundo do jogo, em 2019, e lançou uma mansão exclusiva para a modalidade.
Logo em 2021, a equipe investiu na criação de conteúdo com CaioX e oCastrin, além de contratar Frosty - que era e continua sendo um dos principais nomes brasileiros da modalidade. Vale lembrar que as contratações de oCastrin e Frosty foi revelada em primeira mão pelo The Enemy. Na época, a ambição era tanta que, conforme o The Enemy também revelou em primeira mão, a LOUD chegou a sondar a situação de BlackoutZ na Cloud9, mas as conversas não avançaram.
Os meses se passaram e a organização sentiu na pele a queda dos números relacionados ao Fortnite. Os pro players, com exceção de Frosty, passaram a acumular resultados ruins nos campeonatos, enquanto a criação de conteúdo viu os números de engajamento caírem exponencialmente. Era o início do fim da LOUD no Fortnite.
Como tentativa de sair do mau momento, a LOUD venceu a disputa com a Hero Base e acertou com Taspio, streamer e criador de conteúdo que estava em ascensão dentro da comunidade do game. Só que o “tiro saiu pela culatra” e a contratação influenciou não só no fim do investimento da organização no Fortnite, como também no fim das encaminhadas negociações com phzin - que era o grande nome do jogo naquele momento e posteriormente fechou com a Hero Base.
Isso porque Taspio, pouco menos de três meses depois de entrar na LOUD, se envolveu em um processo judicial com a organização e o próprio phzin por conta de um vídeo publicado em seu canal no YouTube (saiba todos os detalhes aqui). Para se proteger judicialmente e evitar uma possível perda de patrocinadores, a LOUD optou por rescindir o vínculo do streamer e ainda aproveitou a situação para adiantar o fechamento da mansão destinada ao time de Fortnite.
Sem mansão, sem Taspio, sem phzin e com CaioX e oCastrin voltados para outras áreas, a LOUD entrou enfraquecida no Fortnite em 2022. Ainda assim, o objetivo inicial da equipe foi dar mais ênfase ao competitivo. Só que o planejamento mudou com a baixa do jogo no Brasil e a organização optou por liberar Lasers, em abril. Ele, inclusive, tampouco chegou a competir ao longo deste ano e se aposentou logo em seguida.
A LOUD, então, deixou o Fortnite de lado e deu ainda mais prioridade para equipes de outras modalidades que passaram a ter grande sucesso em 2022, como Free Fire, VALORANT e League of Legends (LoL). Além disso, a organização passou a dar menos informações dos remanescentes Frosty e leleo nas redes sociais. Ainda não era oficial, mas o fim da LOUD no Fortnite já estava definido internamente a partir do meio deste ano.
O The Enemy apurou que, a partir disso, a LOUD optou por aguardar o término do contrato de leleo, no fim do mês de outubro, para antecipar o fim do vínculo de Frosty - que acabaria apenas em 2023. Curiosamente, leleo não tinha mais contrato e mesmo assim continuou representando a organização nas redes sociais e em eventos ao longo do mês de novembro.
Motivos: não foram poucos
Em resumo, a saída da LOUD no Fortnite foi acelerada devido ao imbróglio judicial com Taspio e à desistência da contratação de phzin. O fato de que a organização não teve um jogador conquistando a Fortnite Champion Series (FNCS), principal competição regional do game, também pesou na decisão de deixar o competitivo.
Sendo assim, a LOUD deixou o Fortnite com a sensação de que poderia ter tido resultados mais expressivos em um cenário que só desandou desde a entrada da organização em 2020 - algo que obviamente também pesou na opção pelo fim do investimento. E diferentemente da criação de conteúdo, todos os pro players contratados viveram altos e baixos com a camisa da equipe. Isso foi enfraquecendo o projeto até ficar insustentável em 2022.
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