LoL: liga japonesa perde garantia de vagas em MSI e Worlds

Equipes do país terão de disputar playoffs da PCS para jogar internacionalmente

Por Breno Deolindo 27.11.2023 14H00

Riot Games anunciou grandes mudanças na LJL, liga japonesa de League of Legends (LoL). Antes, os campeões de cada split do torneio tinham vaga garantida no MSI e Worlds, mas agora terão de brigar por uma vaga nesses campeonatos por meio dos playoffs da PCS, a liga do sudeste asiático.

No novo formato, os três melhores times da LJL disputarão os playoffs da PCS, que também já conta com dois times da Oceania; jogadores japoneses não contarão como estrangeiros na PCS. A nova distribuição das vagas ainda não está definida; na temporada 2023, a PCS teve duas vagas no Worlds e uma no MSI, enquanto a LJL tinha uma em cada.

O Japão é mais uma das regiões da Riot a perder alguns de seus direitos. A LCO, liga da Oceania, deixou de ter vagas internacionais garantidas e foi unificada com a PCS em 2022; a LCL, da Rússia, foi anexada à EU Masters, liga separada do circuito competitivo da Riot.

LEIA MAIS

Ainda é uma situação improvável, mas as movimentações dos últimos anos levantam atenção para o próprio CBLOL. A liga brasileira vem acumulando performances decepcionantes em torneios internacionais, e não está imune a passar por um cenário assim.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!