LoL: em crise, LCS reduz times pela 1ª vez na história
Evil Geniuses e Golden Guardians deixam a liga norte-americana para 2024
A crise na LCS, a liga norte-americana de League of Legends (LoL), parece ser interminável. Pela primeira vez na história do torneio, a Riot Games anunciou, nesta segunda-feira (20), a redução do número de times participantes de dez para oito a partir da temporada 2024. Com isso, Evil Geniuses (EG) e Golden Guardians (GG) foram as duas organizações a deixarem a competição.
No caso, a EG participava da LCS desde o primeiro ano da liga, em 2013, enquanto a GG entrou somente em 2018. O restante das organizações que seguem no torneio são: Cloud9, Dignitas, FlyQuest, Immortals, NRG, Shopify Rebellion, Team Liquid e 100 Thieves.
"Na semana passada, conversamos com todas as equipes parceiras da LCS para transmitir nosso compromisso com o ecossistema de esports de LoL na América do Norte e compartilhar nossos planos para remodelar a liga. Em 2024, a LCS será uma liga de 8 equipes, já que tomamos a decisão mútua com Golden Guardians e Evil Geniuses de retirá-los da LCS. Esta mudança nos permitirá ser muito mais flexíveis enquanto nos preparamos para reestruturar a liga para o futuro", disse o presidente de esports da Riot, John Needham, em comunicado divulgado no X (antigo Twitter).
A saída das duas organizações faz com que a LCS retorne ao patamar de 2014, quando tinha oito participantes. Do ano seguinte para cá, a liga passou a ter dez times e adotou o sistema de franquias a partir de 2019.
LEIA MAIS
- LoL terá mudanças relevantes em mecânicas para 2024; confira
- CBLOL 2024: Fluxo anuncia saídas de Brance, Tay e JoJo
- LoL: Rekkles chega a acordo para jogar na T1 Academy em 2024
Crise na LCS
No início deste ano, a Riot anunciou a não-obrigatoriedade dos times da LCS manterem um elenco na North American Challengers League (NACL). A decisão foi duramente criticada pela LCSPA (Associação de Jogadores da LCS), já que impactaria o emprego de mais de 70 pessoas da noite para o dia.
Em seguida a isso, os jogadore da LCS entraram em greve, se recusaram a jogar e a Riot precisou adiar o início do 2º split da LCS. Também é importante contextualizar que a liga vive uma profunda crise em questões financeiras e de audiência — ficou abaixo do CBLOL nos dois splits, algo que aconteceu somente três vezes na história.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!