Jogamos: Quake Champions volta às raizes com adrenalina moderna

Testamos e confirmamos: o clássico dos games de tiro está muito rápido e estratégico

Por Maximilian Rox 02.05.2017 11H03

"Prepare to Fight" era quase um lema nas lan houses e nas partidas multiplayer da década de 90. A série Quake, em especial, era um dos favoritos para quem começava a desbravar os games de tiro. Ela, junto de Doom e Unreal Tournament, foi responsável por popularizar os famosos "shooters de arena" em que o objetivo era simples e recheado de ação: mate e não morra.

Mas, nos últimos anos, a série andou esquecida entre os gamers e estagnada entre os fiéis membros da comunidade. Quake Live saiu dos navegadores em 2014 para integrar a biblioteca de jogos gratuitos do Steam, mas rapidamente os servidores esvaziaram novamente. Até mesmo o campeão mundial da QuakeCon 2016, Shane "rapha" Hendrixson, confessou ao vencer o campeonato que deixou o jogo para focar no competitivo de Overwatch.

Diante de tudo isso, a id Software e a Bethesda aproveitaram o recente remake de Doom para voltar os olhos novamente aos shooters de arena. Assim, Quake Champions foi anunciado em poucos meses e prometendo muitas novidades aos fãs, sejam eles novatos ou quase profissionais. E adivinha: o Omelete participou dos testes fechados do game e conta tudo sobre como ele está.

Tempero do passado, mas com gostinho de novo

Quake sempre foi responsável por duelos e brigas extremamente rápidas, e em Champions a ação ainda é preservada. Mais do que isso: a inspiração do jogo é nos clássicos, mas pequenas adições tornaram possível que os jogadores joguem do seu próprio jeito.

Aqui temos vários heróis com especializações, habilidades e atributos diversos. Ranger é o soldado clássico com redução de dano e um misto considerável entre vida, armadura e agilidade. Ele conta também com uma magia que é lançada para frente e pode ser reativada para teleportar e dar um ataque no inimigo.

Galena, por outro lado, é mais frágil e lenta, mas é capaz de conjurar um totem no chão que cura os aliados.

Isso cria mais oportunidades criativas e estratégicas pelo mapa. É fácil atingir plataformas altas com Ranger, visto que ele tem um teleporte rápido para lá. E, se estiver jogando em equipe, Galena pode curar os aliados para dificultar o trabalho dos inimigos no Team Deathmatch.

Mecânicas clássicas não poderiam faltar. Os "rocket jumps" e o "bunny hop" ainda estão lá para criar jogadas rápidas pelo mapa, sejam elas horizontais ou verticais. Espere encontrar também a Railgun, a clássica bazuca e outras armas nostálgicas.

A ação, dessa forma, corre solta pelo mapa. Você segue em busca das melhores armas e itens do cenário, disputando tudo com os adversários. Tiros, raios e foguetes se cruzam para todos os lados enquanto as magias entram como uma boa forma de surpreender nos confrontos diretos e se manter vivo por mais tempo.

O duelo um-contra-um está ligeiramente diferente também. Com a inserção de diferentes personagens, há um sistema de "escolha" antes da partida parecida com a de League of Legends.

Escolha três campeões. O cuidado, no entanto, é que você deve usar apenas esses durante o jogo. Caso um morra, deverá sobreviver com outro herói escolhido. Vence quem eliminar todos os guerreiros do adversário.

Os customizáveis e as clássicas "moedinhas" também vieram no meio dessa brincadeira. É possível desbloquear roupas e armas clássicas da série para os personagens por meio das "loot boxes", as caixas que você ganha por nível conquistado. O que você não quiser ou o que for repetido pode ser convertido em "gemas" para liberar outros itens.

Além das gemas, temos a "Platinum", as moedas pagas para desbloquear novos personagens, e o "Favor", que compra as caixas e aluga personagens por um período de tempo.

Como muitos devem ter observado, Quake Champions é uma mistura de muitos elementos atuais dos jogos de tiro. Caixas, customização e personagens com habilidades diferentes não é nenhuma novidade para quem jogou Overwatch, por exemplo.

A diferença é que tudo isso com o "gostinho" de Quake. E ainda não é um tempero fácil: em instantes seu personagem pode ser literalmente obliterado por um tiro a laser ou um foguete pelas costas. Mas a graça é que, agora, tudo está ainda mais ágil e estratégico. Então prepare-se para lutar.