Fortnite: Zenon encerra “ban” de 1460 dias e volta ao competitivo

Jovem completa 13 anos de idade e pode disputar torneios do jogo

Por Bruno Povoleri 29.10.2023 14H00

Chegou ao fim um dos casos mais conhecidos dos esports no Brasil. Zenon está liberado para disputar torneios oficiais de Fortnite após um banimento de 1460 dias. Isso porque o jovem completou 13 anos neste domingo (29) e atingiu a idade mínima exigida pela Epic Games para "jogadores profissionais" do battle royale.

O retorno de Zenon, inclusive, já tem até data: 1º de novembro, quando disputará a Cash Cup (torneio semanal de Fortnite) ao lado de nada mais nada menos do que Blackoutz, streamer e pro player da Cloud9.

Visto como uma das maiores promessas do cenário do jogo, Zenon descobriu o banimento durante uma live, no dia 4 de maio de 2020, quando ainda tinha nove anos. De lá pra cá, ele foi proibido de disputar competições oficiais de Fortnite até que completasse 13 anos. 

Momento em que Zenon é banido do competitivo de Fortnite durante live (Foto: Reprodução/Twitch)

Na época, o caso tomou grandes proporções e fez com que nomes importantes das mais variadas modalidades de esports, como fer, Rakin e até mesmo Ninja, pedissem "liberdade" ao jogador nas redes sociais por meio da campanha #FreeZenon.

LEIA MAIS

Mesmo sem poder disputar competições, Zenon investiu na criação de conteúdo, com o acompanhamento de seu pai, Rodrigo Vitor da Fonseca, e fez parte de duas organizações: Detona e Sneakers. Atualmente, o jovem de 13 anos soma mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!