CS:GO: MIBR perde na estreia da BLAST Fall Groups, mas vence com #NakDay

Derrota nos servidores e vitória nas redes sociais com grande apoio da torcida

Por Jairo Junior 20.09.2021 13H36

O MIBR estreou a BLAST Premier Fall Groups 2021 de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) com derrota de 2 a 0 para a G2 Esports. No entanto, no placar geral, a equipe não saiu no prejuízo já que conquistou uma importante vitória com a #NakDay.

A #NakDay surgiu por conta do inesperado e temporário retorno de nak a um campeonato profissional de Counter-Strike, como jogador. Lenda do 1.6 e dono de títulos importantes no CS:GO, o ex-jogador estava aposentado desde janeiro deste ano e até então atuava como analista da MIBR.

A volta foi necessária por conta de dificuldades inesperadas que a MIBR passou com sua line-up principal recentemente. Quase que ao mesmo tempo, boltz e chelo tiveram que ser afastados por questões médicas. Um ficou internado com sérias complicações da Covid-19, enquanto o outro sofreu um acidente de carro. No momento ambos já estão com suas recuperações bem encaminhadas, mas não o bastante para aguentar longos períodos de treinamento e jogar.

Com isso, a MIBR teve que subir brnz4n da sua recém criada Academy ao time principal e também contar com seu analista, nak, como jogador. Foram decisões que precisaram ser feitas às pressas devido às situações inesperadas, a proximidade com a data da competição e também ao fato do evento, mesmo online, acontecer na Europa - o que requer logística de viagem, passaporte, entre outras coisas.

Nesta estreia da BLAST Premier Fall Groups 2021, a derrota para G2 aconteceu nos mapas Mirage e Inferno, pelos placares de 16 a 11 e 16 a 7, respectivamente. Já a vitória nas redes sociais com a #NakDay se deu por conta da relação bem estremecida entre MIBR e os fãs, após as saídas de FalleN, fer e TACO e depois do antigo O Plano e agora 00Nation, ambas com muitas críticas por parte de todos os jogadores, que possuem uma legião de fãs.

Os resultados abaixo do esperado no CS:GO e as várias saídas polêmicas de atletas causou uma grande aversão de grande parte da comunidade à MIBR. Mesmo com figuras queridas como boltz, muitos brasileiros chegavam a torcer contra o time em várias ocasiões.

Em vídeo feito pelo MIBR, o próprio boltz chegou a contar, em lágrimas, como é difícil não conseguir atingir os resultados almejados e ainda sofrer "hate" por conta disso.

"Eu sinto que o time está sofrendo bastante, principalmente por conta do hate. Atrás dos players são pessoas e nós realmente estamos tentando, mas é complicado...", disse o pro player.

A #NakDay, talvez, apresente o primeiro grande sintoma de mudança nesta relação entre MIBR e fãs. Curiosamente, quando a equipe mais precisa. Mesmo em uma situação adversa que é ter um analista jogando, a organização soube trabalhar bem em cima disso, times e influenciadores apoiaram e a torcida comprou a ideia nas redes sociais. Além da hashtag, diversos usuários do Twitter trocaram suas fotos de perfil para uma de nak, quando jogava pela própria MIBR no CS 1.6.

Sejamos sinceros, ninguém esperava uma vitória no servidor. A MIBR poderia ter saído com nada ou com uma vitória de outra forma. E foi a segunda opção que eles buscaram.

Como o próprio Boltz deixou claro no vídeo acima, não é preciso comentar muito sobre o quão importante é ter os fãs ao seu lado e não contra você. A equipe de CS:GO da MIBR já mostrou diversas vezes que se sente muito pressionada para fechar mapas e não é nada difícil ligar esta dificuldade ao psicológico do elenco e a relação com os torcedores.

É verdade que uma relação estremecida não se recupera de uma hora para outra. A MIBR ainda tem muito trabalho pela frente para voltar a ser uma organização venerada como já foi um dia. E para isso, além de mídia, serão precisos resultados. Mas também é verdade que para tudo isso acontecer é preciso dar um primeiro passo pra frente e, hoje, enxergo que ele foi dado. Veremos o que mais vem por aí.