CS:GO: Mapa com informações da guerra é banido na Rússia
Mapa de_voyna não pode ser baixado por IPs do país
O mapa de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) de_voyna, criado pelo jornal finlandês Helsingin Sanomat, não pode ser mais baixado por jogadores da Rússia. De acordo com o próprio jornal, é possível que a própria Valve tenha banido o conteúdo do país; a desenvolvedora, entretanto, não respondeu aos contatos do veículo.
A razão pelo banimento, entretanto, é bem simples: ainda que sua aparência seja de um mapa comum de CS:GO, ele esconde uma sala com informações e reportagens feitas pelo jornal sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia. Fotos e manchetes sobre massacre, além de uma estimativa de russos mortos (70 mil) durante a guerra estão expostos na sala secreta.
O próprio nome do mapa já entrega seu propósito: “voyna”, significa guerra em russo, e, por ordem do governo, esse termo não pode ser utilizado ao falar sobre o conflito com a Ucrânia.
O mapa foi introduzido em 4 de maio, com uma longa reportagem do jornal finlandês, e ainda pode ser encontrado na oficina do Steam. A matéria afirma que o governo russo esconde informações sobre o conflito de seus habitantes; com o banimento, o veículo diz que pode sofrer punições da Rússia.
Ironicamente, o jornal ainda relata que há um interesse de Vladimir Putin, presidente da Rússia, para realizar um campeonato nacional de esports. Jogos nacionais como World of Tanks, e de empresas de países "amigos", como League of Legends, que é de propriedade da chinesa Tencent, podem entrar na lista das modalidades. O Counter-Strike, entretanto, ficaria de fora por “ter uma cobertura unilateral de eventos políticos”.
LEIA MAIS
- IEM Dallas: "Esperamos voltar ao Brasil", diz manager da Intel
- IEM Dallas 2023: FURIA "sabe o que errou" no Major, diz yuurih
- Guia do IEM Dallas 2023 de CS:GO: tabela, jogos, times e mais
O conflito entre Rússia e Ucrânia começou 2014, mas vive seu momento mais drástico desde 2022, quando soldados russos invadiram território ucraniano. O conflito segue até os dias de hoje, e já teve inúmeras repercussões no mundo dos esports: organizações foram banidas de alguns campeonatos, e jogadores russos seguem enfrentando dificuldade para participarem de torneios fora da Europa.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!