CS:GO: Gambit é campeã da IEM Katowice 2021 em cima da Virtus Pro

Além do título, russos da Gambit ganharam prêmio de 400 mil dólares

Por Siouxsie Rigueiras 28.02.2021 16H45

Com os resultados de ontem (27), a final da IEM Katowice 2021 aconteceu a partir das 11h neste domingo (28). O confronto entre russos, sendo a Virtus Pro e a Gambit Esports, aconteceu em uma série melhor de cinco (MD5) nos mapas Vertigo, dust_2 e, Train e Overpass. A Gambit foi superior, vencendo de 3 a 1, ganhando o prêmio de 400 mil dólares.

Virtus Pro 1 a 3 Gambit Esports
Mapas: Vertigo (Gambit), dust_2 (Virtus), Train (Gambit) e Overpass (Virtus)

No mapa de escolha da Gambit, a equipe começou o game defendendo o lado TR e garantiu o primeiro ponto perdendo apenas um de seus jogadores. A VP até tentou responder em seguida, sem sucesso, com mais um dois para o inimigo. Em seu primeiro armado, os russos da VP tiveram mais chances de troca e venceram mais dois rounds com as plays de YEKINDAR, que não conseguiram salvar o próximo round.  Porém, apesar das boas jogadas da Gambit, Jame e qikert deixaram tudo igual, 4:4. Com a VP levando mais um round, a Gambit foi obrigada a fazer um eco de derrota para tentar virar o jogo no próximo armado, sem sucesso com os tiros de Jame, que estava 8/1 no jogo. A VP ainda garantiu mais pontos em armados inimigos com Jame, que não errava nenhum tiro. O half virou em 9:6 para a VP em um round clean por parte do time inimigo.

Do lado TR agora, a Gambit perdeu o pistol, mas ganhou os próximos rounds de forma clean. No armado da VP, as equipes trocaram muitos tiros certeiros, mas SH1RO se destacou e deixou tudo igual, 10:10. Apesar da VP ganhar espaço, a Gambit soube responder ao avanço inimigo, vencendo mais um round. O próximo ponto ficou para VP em um 2x2 com planting da VP, que fez um rápido domínio do bombsite no próximo round, mas Ax1Le (21/14) ganhou o round mesmo com Jame impossível. A VP até tentou agressivar, mas só garantiu um ponto no momento mais necessário: um ponto para o match point. Com isso, a VP conseguiu mais um ponto e melhorou sua situação econômica na partida, garantindo um armado no 13:14, que com um double kill de buster, deixou o placar igual. Com vantagem numérica, a VP virou no match point. A VP invadiu com cautela e mesmo perdendo jogadores, ficou com o primeiro mapa de virada por 16:14.

Na dust_2, escolha dos russos da VP, o time ganhou o pistol em vantagem financeira. A Gambit forçou e conseguiu garantir mais um ponto, deixando apenas SANJI vivo no time inimigo, tudo igual. Recuperada, a Gambit venceu mais rounds no detalhe, estratégia e com direito a clutch por parte de SH1RO. Aproveitando erros na base CT da Gambit, a VP teve espaço e puniu o inimigo, ganhando um round e entregando o próximo por conta de uma vantagem numérica. No eco da Gambit, a equipe preferiu perder o round sem morrer, para juntar dinheiro para o armado. Após o placar se igualar em 5:5, a Gambit garantiu mais um ponto de forma limpa, sem nenhum inimigo vivo ao fim do round, mas a VP respondeu no próximo round com boa atuação de Jame.

A Gambit avançou na partida e conseguiu vencer rounds, o half veio em 9:6 para a Gambit, que garantiu o pistol de forma tranquila e obrigou a equipe inimiga a fazer um eco. Foram três rounds para a Gambit TR, que começava a garantir vantagem no jogo. A VP não estava conseguindo encaixar sua estratégia durante os rounds e perdeu mais três pontos, chegando ao match point em 15:6. A Gambit conseguiu encaixar boas jogadas e levou o mapa por 16:6.

Na Train, mapa de desempate, a Gambit começou do lado TR e garantiu o pistol mesmo sofrendo perdas. Em resposta, a VP até resolveu responder, mas achou melhor deixar o round para a equipe inimiga, aproveitando o próximo round para avançar e matar três inimigos de uma vez só, tendo mais chances e ganhando o round, com direito a um ace de YEKINDAR. O próximo round poderia ser da VP caso o Hobbit não desse um 4k. A VP respondeu e mesmo com vantagem numérica, não conseguiu mudar sua situação no jogo e preferiu não dar a cara em alguns rounds para não perder armamento. Os russos da Gambit apresentaram um lado TR muito forte e com erros da VP, tiveram um half vantajoso de 11:4.

O pistol foi para as mãos da Gambit CT mesmo com o planting da VP, que forçou o próximo round, mas acabou perdendo novamente. O próximo ponto foi para a Gambit de forma tranquila, aproveitando o eco inimigo e um 2k de Hobbit. A VP tentou responder, mas com um Hobbit implacável, foi mais um ponto para a Gambit, que estava no match point. A vitória veio fácil, com uma VP punida pela mira de Hobbit, vitória da Gambit por 16:4.

Na Overpass, escolha da Virtus Pro, a equipe inimiga começou do lado CT e ganhou o pistol na virada, garantindo o primeiro ponto e vantagem no jogo, vencendo o próximo round de forma tranquila e sem perder nenhum pro player. A VP respondeu e conseguiu o próximo round, sofrendo perdas em seguida, dando vantagem para a Gambit, que chegou a ficar quatro pontos à frente da VP, que fez mais um ponto e acabou perdendo mais dois round em desvantagem numérica e com tiros impossíveis de Hobbit e interz. A VP parecia não jogar, com direito um 4k de nafany. Ax1Le também estava bem na partida, com muitas kills. Quando o placar estava em 10:3, a Virtus virou com vantagem numérica, com boas jogadas de buster e qikert. Porém não foi o suficiente para as aulas que a Gambit deu na Overpass, com half em 11:4.

Agora do lado CT, os russos da Virtus souberam jogar do outro lado, com um 2k de Jame, garantindo o pistol e também os próximos dois rounds com um 2k de SANJI e com direito a um 2k de Jame de 12, obrigando a um eco da Gambit, que conseguiu garantir mais pontos mesmo com trocações por parte da VP. No match point, a Gambit começou forte e eliminou qikert e por tempo. Por mais que exista a vantagem, a Gambit perdeu pontos, deixando o placar em 15:12, com ótimas jogadas de qikert e buster. Porém, a Gambit mostrou sua superioridade, ganhando o mapa por 16:12 e garantindo o título.