CS:GO: ESL extinguirá todas as ligas regionais em 2024

Brasil Premier League e outros torneios menores deixarão de existir

Por Breno Deolindo 15.09.2023 13H30

A ESL, uma das principais organizadoras de torneios no Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), anunciou o fim das ligas regionais da modalidade— entre elas, a Brasil Premier League, que existia desde 2016. O campeonato nacional fará sua última temporada neste ano, mas deixará de existir em 2024, assim como os campeonatos da Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Polônia, Reino Unido e Irlanda.

Além destas, os campeonatos regionais de Benelux, França, Espanha e Turquia nem chegarão a ter sua última temporada em 2023, e já estão extintos.

De acordo com o comunicado, gerenciar campeonatos de escopo regional simultaneamente aos torneios internacionais estavam comprometendo o foco da ESL, além de criar problemas de compatibilidade no ESL Pro Tour. Com o lançamento do Counter-Strike 2 iminente, a organizadora decidiu por seguir outro caminho.

Ainda assim, ela se mostra aberta a engajar com torneios de terceiros, e garante que times da Polônia e Alemanha terão seus lugares no IEM Katowice e IEM Cologne, dois dos principais campeonatos no calendário anual do Counter-Strike.

LEIA MAIS

A Brasil Premier League já teve 14 edições e sua 15ª será a última. A campeã mais recente, Imperial, garantiu lugar na ESL Pro League Season 18 com o título, e a ESL não explicou como serão redistribuídas as vagas fornecidas por meio destes torneios — possivelmente, isso dependerá da nova política da Valve sobre times franqueados.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!