As cinco maiores transferências de esports no Brasil

Além de FalleN na FURIA, relembre novelas que fizeram história no LoL, VALORANT e Free Fire

Por Breno Deolindo 05.07.2023 10H30

A contratação de FalleN na FURIA é, sem dúvida, um marco nos esports brasileiros. O Professor é o maior ícone do Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) no país, e um dos maiores nos esports nacionais como um todo. A FURIA, por sua vez, ocupa o posto de melhor time do Brasil há alguns anos, e esse casamento pode ter resultados incríveis.

Aproveitando o gancho, o The Enemy listou as cinco maiores transferências da história dos esports brasileiros. Confira abaixo:

Tinowns e Robo na LOUD

Foto: Divulgação/LOUD

Com requintes de novela, a saída de dois ídolos da paiN para sua atual maior rival do LoL foi dramática: Robo divulgou um texto afirmando que a organização havia prejudicado uma chance dele seguir carreira internacional, e tinowns ganhou um post bem simples de despedida.

Na LOUD, a dupla conquistou dois títulos consecutivos e Robo se tornou o jogador ativo com maior número de títulos do CBLOL (5); no geral, ele fica atrás somente de brTT, que tem 6. tinowns vem logo atrás, com 4, empatado com TitaN e tockers.

Bak no Fluxo

Foto: Divulgação/Fluxo

Um dos maiores nomes do Free Fire deixando uma das maiores organizações do Brasil e fechando com sua maior rival. Já seria o suficiente para figurar nessa lista, mas assim como Tinowns e Robo, a saída de Bak foi repleta de nuances e, principalmente, problemas judiciais entre os envolvidos.

Bak e LOUD trocaram processos entre si por quebra de contrato e atrasos em pagamentos, adicionando ainda mais temperos para uma novela que já seria dramática por si só.

Sacy na LOUD

Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games

O melhor jogador de VALORANT do Brasil em 2021 tinha um plano para o ano seguinte: ao lado de Saadhak, Sacy apostou em dois jovens talentos e na experiência de pANcada para montar um projeto. O quinteto foi disputado por uma série de organizações, mas quem levou a melhor foi a LOUD.

O resultado já não é nenhuma novidade. Varrendo o cenário brasileiro, Sacy e cia. alçaram vôos internacionais e, depois de amargar um vice no primeiro Masters de 2022, conquistaram o Champions daquele ano.

brTT no Flamengo

Foto: Bruno Alvares/Riot Games

Ainda que a presença do clube carioca nos esports passe longe de ser a mesma de alguns anos atrás, a equipe teve passagem extremamente marcante no CBLOL — e muito disso se deve a brTT. Já consolidado como ídolo e acumulando quatro títulos em sua carreira, o maior nome da modalidade no Brasil foi peça central de um timaço no Flamengo.

Por ironia do destino, a passagem de brTT não rendeu uma quantidade avassaladora de títulos: mesmo chegando extremamente favorito à final do 1º split de 2019, o time caiu para a INTZ. Ainda assim, o Pai conseguiu sua vingança contra os Intrépidos no 2º split, no Rio de Janeiro, em uma final histórica.

LEIA MAIS

FalleN na FURIA

Foto: Divulgação/FURIA

A chegada do Professor aos Panteras foi um evento por si só: além do anúncio atingindo milhões de visualizações em menos de um dia, o novo elenco de CS:GO da FURIA figurou até em um telão da Times Square, principal cartão postal de Nova York, nos Estados Unidos. Para conseguir trazer o AWPer, a organização teve que desembolsar um valor altíssimo: US$ 700 mil (mais de R$ 3 milhões).


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!