CBLOL 2024: takeshi analisa favoritos e candidatos ao título

Caster mantém favoritismo na LOUD e elenca possíveis surpresas

Por Breno Deolindo 19.01.2024 16H30

CBLOL 2024 já começa neste sábado (20) e o The Enemy conversou com takeshi, ex-jogador e comentarista de League of Legends (LoL), sobre as expectativas para o campeonato. A franca favorita, na visão do caster, segue sendo a LOUD, atual tricampeã e na busca de um tetracampeonato inédito.

"O favoritismo ainda é deles porque o time ganhou três splits seguidos, e vem agora pra mais uma vez ser o time a ser batido, seja por paiN, por RED, que foram times protagonistas nos últimos anos", analisa.

Ele acredita que a troca de Ceos por RedBert não será um grande downgrade, apesar da campanha ruim do novo Suporte em 2023: "Pelo histórico do jogador, por como eu acho que vai ser o papel dele dentro da LOUD funcionaria, acho que ele consegue dar conta do recado", pensa.

Ainda em busca do topo

Foto: Reprodução/paiN Gaming

A primeira equipe da fila para desbancar a LOUD é a paiN Gaming. Amargando quatro vice-campeonatos em sequência, os Tradicionais adicionaram TitaN e Kuri ao seu elenco, buscando usar a personalidade forte de seu novo AD Carry como força nos momentos decisivos.

"Faltava uma personalidade como a do TitaN dentro do time [...] A gente viu o Bvoy chegando numa final e falando que não consegue jogar de Lucian, não chamando o jogo pra eles. Acho que a paiN precisa dessa personalidade; o TitaN é um ótimo jogador, mas além disso, a paiN precisava de uma personalidade dele. Um cara que vai chamar a responsabilidade, esse peso, e vai falar o que quer: 'Me dá esse boneco porque eu vou amassar; eu quero jogar a botlane dessa forma'", crava takeshi.

O caster ainda comenta sobre possíveis faíscas que irão sair entre TitaN e Xero. O técnico sul-coreano sempre mostrou uma postura de alta cobrança, e a personalidade forte de TitaN pode causar alguns desentendimentos:

"A gente tem que pensar que todo mundo ali quer vencer, e o pessoal vai dar sua opinião, às vezes vai estar em um dia meio ruim e dar uma opinião mais atravessada. Pra mim, vai sim sair faísca em algum momento, mas não quer dizer que isso seja uma crise, longe disso", explica takeshi.

O retorno dos Primos

Foto: Bruno Alvares/Riot Games

Campeões do CBOLÃO em 2023, o quarteto Aegis, Grevthar, Brance e Jojo se reencontra para tentar trazer mais um título à RED Canids. Alguns deles não tiveram uma temporada memorável em 2024, mas a chave para o sucesso desse elenco está na química dos jogadores, segundo takeshi.

"Acho que a RED conseguiu montar uma lineup que fez bastante sentido quando você olha os jogadores e a forma que eles gostam de trabalhar, onde eles mais brilharam jogando. O Aegis brilha tendo um cara como o Grevthar do lado dele; um cara que vai jogar junto dele, que não necessariamente precisa ser o carregador. Eles se dão muito bem fora de jogo, são Os Primos [...] É uma lineup em que a química entre os jogadores vai ser muito forte", afirma.

SUPER KaBuM?

Foto: Reprodução/KaBuM

Os Ninjas reformularam seu elenco após a lanterna no 2º split de 2023, trazendo Hauz, Netuno, Ceos e Malrang. O time tem muita força no papel, e, na visão de takeshi, merecem o título de Super KaBuM, mas ele ainda tem um pé atrás com a equipe:

"Não colocaria eles entre os favoritos. Essa máxima de que supertimes não dão tão certo no Brasil ainda se prova verídica. Eu não colocaria a KaBuM no Top 3, no momento, eu colocaria LOUD, paiN e RED por acreditar numa construção mais fácil dessas equipes. É uma grande interrogação, mas vejo um potencial absurdo", analisa.

A Keyd de SeeEl

Foto: Reprodução/Vivo Keyd Stars

Com muita mídia ao seu redor, o coach SeeEl tem a missão de conquistar o primeiro bom split da Vivo Keyd Stars desde o retorno da organização ao CBLOL. Para takeshi, o elenco tem bastante potencial, mas as peças mais jovens da equipe terão de mostrar maturidade para irem longe:

"Eu gostei muito de como eles montaram essa lineup. Toda a análise de dados que o SeeEl apresentou, como foi a escolha dos jogadores. Vejo como um time que briga diretamente por vaga nos playoffs, é um time que pode ir, sim, muito bem, mas que ainda vai precisar de uma maturidade do Disamis e do ProDelta. São duas funções muito importantes dentro de jogo e acho que pode faltar um pouco de amadurecimento nesse primeiro momento. Acho que é um time bom, que se encaixar pode dar bons frutos, mas não os colocaria, em um primeiro momento, como contender direto", opina.

A nova molecada

Foto: Reprodução/Fluxo

Além dos claros favoritos, o CBLOL 2024 terá uma série de novos talentos buscando por seu lugar ao Sol. takeshi vê bastante potencial em Kojima, novo AD Carry do Fluxo:

"É um cara que pude acompanhar um pouco lá na Coreia, até joguei com ele em uma partida que caímos juntos. É um cara muito bom mecanicamente falando", conta.

Além dele, a nova comissão técnica da Liberty poderá lapidar algumas jovens promessas, e está repleta de grandes nomes para conseguir executar essa missão:

"Por mais que a Liberty já tenha jogado com o Cavalo, o próprio Piloto, eu acredito que, agora, eles estão com uma comissão técnica muito robusta. Com o Turtle, Alocs, BellzY. Eu tô curioso pra ver como eles vão trabalhar essas peças novatas dentro dessa comissão técnica mais robusta. É um time que pode, sim, surpreender; tem o DrakeHero chegando agora, o Makes que estava no Academy da LOUD e pode ter aprendido muito por lá", projeta.

LEIA MAIS

Com a LOUD buscando seu tetracampeonato e todas as outras equipes tentando desbancá-la, o 1º split do CBLOL 2024 começa neste sábado (20); veja a tabela completa.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.