Arnaldo C. Coelho vê futebol virtual alcançando o tradicional no futuro
O ex-comentarista da Globo voltou à ativa para comentar torneio de eFootball PES, no Rock in Rio e falou mais sobre o tema
Arnaldo Cezar Coelho voltou à ativa, porém de forma diferente. Durante o Rock in Rio 2022, ele foi comentarista do torneio de eFootball PES, na Gameplay Arena. Após o fim da competição ele concedeu uma entrevista exclusiva ao The Enemy, elogiou a prática dos esports e previu um futuro promissor para o mercado.
LEIA MAIS:
- UFL tem lançamento adiado para 2023; veja detalhes
- eFootball 2023 está disponível e traz novas licenças; confira
- FIFA 23: Trilha sonora, atributos no FUT e mais são vazados
O convite para Arnaldo participar das etapas finais do e-Brasileirão PRO partiu da CBF. Ele já tinha feito aparições como esta, a exemplo da Game XP, e em todas as ocasiões se mostrou bastante a vontade com este mundo novo.
"A verdade é que não tem muita diferença de narrar um futebol tradicional", comparou Arnaldo. "Primeiro porque o Guerreiro é um baita narrador e transmite tão bem quanto um narrador de televisão ou rádio, com um estilo próprio. E o Arthur é um ex-jogador que tem experiência e conhece tudo do jogo. Então, em todos os jogos, os dois me deixaram muito tranquilo e muito a vontade também", completou.
O contato com os games, no entanto, veio antes e partiu de casa. Sempre com Arnaldo assistindo e opinando, como faz como comentarista.
"Eu já assisti esse jogo algumas vezes e assistia meu filho jogando também. Até dava uns pitacos e falava para ele jogar por aqui, por ali, de certas formas... Mas eu mesmo nunca tive essa habilidade de pegar o controle e jogar. É uma técnica que nem todo mundo tem".
Assim como seus companheiros de transmissão o deixando a vontade, outra parte positiva da experiência para o comentarista foi o contato com os fãs, que também foram muito receptivos:
"É muito legal estar aqui, porque essa garotada mostra bastante respeito por mim. Da mesma maneira, também respeito muito eles. Acho que com meus anos no futebol, todos eles aprenderam que 'a regra é clara' e isso é muito importante. Com disciplina e cumprindo a regra, é só sucesso", disse com um sorriso no rosto logo após soltar o bordão.
Dentro da parte espotiva, o ex-comentarista da Globo reconheceu todo o esforço dos jogadores para estarem no campeonato e demonstrou que pesquisou um pouco mais a fundo toda a prática e dinâmica do futebol virtual como um esporte eletrônico profissional.
"O jogo é extremamente interessante, primeiro porque para jogá-lo precisa ter muita habilidade. Além disso, é preciso conhecer os jogadores e suas características particulares, para poder aproveitar cada um da melhor forma. É toda uma técnica aplicada, que nem todo mundo tem. Fora que é preciso ter muita tranquilidade, fazer um preparo... E todos aqui mostraram isso, que são preparados e profissionais. Eu vi que alguns tem até treinadores que os auxiliam nessa preparação. É muito legal mesmo!"
No entanto, até deixando a parte profissional de lado e vendo apenas como uma prática usual, Arnaldo enxerga com bons olhos.
"Eu vejo que é uma garotada que está em casa jogando seu video game e não está fazendo besteira na rua. Isso que é importante. Claro, não podem haver exageros também como virar todas as noites jogando. Eu tenho até funcionários na minha empresa que eu falo pra eles pararem com isso, porque quando chegam de manhã estão com sono. Mas de uma forma geral, jogar é sim muito benéfico. É só não exagerar", opinou.
Pensando no futuro, Arnaldo afirmou que não pensa em comentar outros tipos de games e esportes. Isso se deve ao fato de ter construído toda a sua carreira dentro do futebol, como árbitro e comentarista - e até mesmo sua formação acadêmica, já que é treinador de futebol formado. Ainda assim, ele pretende fazer mais participações no próprio futebol virtual.
"Se eu for convidado mais vezes, estarei presente sim", afirmou. "Mas, também tem uma questão de dia, pois não pode atrapalhar muito meus fins de semana, que é algo que eu tenho priorizado bastante ultimamente. Não à toa, eu parei de ser comentarista da Globo, justamente para voltar a ter meus finais de semana. Mas eu creio que não atrapalhará não, pois esses convites acontecem eventualmente", ponderou.
Ainda falando sobre o futuro, entrevista foi encerrada com Arnaldo comentando sobre o mercado de esports e prevendo um futuro brilhante para o ecossistema: "É possível que o futebol virtual seja tão popular quanto o tradicional", cravou. "Tanto é que a FIFA faz campeonatos, mostra ao mundo todo... Eu enxergo sim muito futuro nessa coisa toda", concluiu.
O e-Brasileirão PRO, comentado por Arnaldo Cezar Coelho, ocorreu no Rock in Rio 2022 e terminou no último sábado (3). A disputa final ficou principalmente entre Vasco e Athletico paranaense e teve o Furacão como o grande campeão.