Fez II | Criador abandona o game depois de críticas e diz que vai "fugir com o dinheiro"

Continuação de game independente tinha sido anunciada na E3 2013

Por Míriam Castro 29.07.2013 16H48

Fez II, continuação do aclamado game independente, tinha sido anunciado na E3 2013, em junho. Mas a felicidade dos fãs não durou muito. Phil Fish, criador da Polytron Corporation, anunciou no sábado que o título será cancelado.

Fez-II

Depois de uma série de desabafos na conta pessoal de Fish no Twitter, o perfil da Polytron publicou: "Com muito pesar, anunciamos que FEZ II foi cancelado e não está mais em desenvolvimento. Pedimos desculpas pela decepção". Depois, no site da empresa, o pronunciamento foi um pouco maior. "FEZ II está cancelado. Chega. Pego o dinheiro e fujo. Isto é o máximo que eu consigo digerir. Isto não resulta de uma coisa qualquer, mas é o fim de uma longa, maldita campanha. Vocês venceram".

Aparentemente, Fish já estava descontente com a indústria de games, mas a gota d'água foi um vídeo do jornalista Marcus Beer no site GameTrailers. Beer critica o criador de Fez e Jonathan Blow (responsável por Braid, outro indie renomado, e The Witness) por, supostamente, se recusarem a falar com a imprensa especializada em outros assuntos que não a divulgação de seus próprios jogos. De acordo com Beer, os "BlowFish" não quiseram comentar a nova política de publicação de jogos independentes no Xbox One.

O vídeo foi alvo de diversos tuítes, tanto de Blow como de Fish, repudiando a opinião de Beer. Depois dos desabafos, o criador de Fez anunciou que deixaria a indústria de games e, em seguida, restringiu o acesso a seus posts na rede social.

Fez é um jogo de quebra-cabeças e plataforma. O game foi inicialmente anunciado em 2007. Depois de alguns adiamentos, foi lançado em 2012, para a Xbox Live Arcade. Também ganhou versões para PC e Linux. Fez e Phil Fish foram destaque no documentário Indie Game: The Movie.