A Way Out, novo game do estúdio de Brothers: A Tale of Two Sons, é um projeto tão peculiar quando promissor. Josef Fares, seu criador, filho de libaneses e criado na Suécia, foi uma atração na conferência da EA na E3 2017 por não usar discurso pronto no palco e por seu jeito completamente despojado. Encontrei a figura em um teste a portas fechadas de seu jogo - e sua inquietude e empolgação foram contagiantes.

Fares começou reafirmando que seu sonho é que ninguém jogue A Way Out online. "É um game criado para ser jogado no sofá! Com alguém do seu lado! Teremos essas coisas de online. Vamos dar um jeito, claro. Mas não é isso que eu quero. Quero que as pessoas joguem em tela dividida e só! Não dá pra jogar sozinho", defendeu.

Em A Way Out, cada jogador controla um de dois irmãos. Cada um tem personalidades distintas, o que significa que o mundo reage a eles de maneira diferente. Um é mais impulsivo e agressivo. O outro, mais comedido.

É um tanto desafiador descrever o jogo, pela sua qualidade mutável. "Cada momento tem um tipo de jogabilidade levemente distinto. Em alguns momentos, completamente diferente", tenta esclarecer o diretor. Basicamente, A Way Out adapta o tipo que jogo que é à história que está contando. A narrativa guia a jogabilidade.

Joguei ao lado de um jornalista holandês. A cena que jogamos envolvia o assalto a um posto de gasolina. Sentados dentro de um carro, nossa primeira decisão foi quem deveria usar a única arma que tínhamos. Como ele estava com o irmão comedido, optamos por ele.

O posto tinha algumas pessoas andando na lojinha de conveniência e abastecendo. Nos pareceu lógico tentar controlar o número de testemunhas antes de começar o assalto, então intimidei com sucesso duas delas, que saíram do local. Um, mais valente, tentou puxar briga - e o deixei em paz.

A Way Out adapta o tipo que jogo que é à história que está contando. A narrativa guia a jogabilidade

Quando o assalto começou, ele esboçou reação e puxou uma arma. Mas eu estava perto o suficiente para derrubá-lo, roubando sua pistola e fazendo-o deitar no chão. Na sequência, o outro irmão foi ao cofre enquanto um tiro pra cima meu fez a caixa gritar a combinação. Saímos com a grana, para a alegria do criador do jogo, que disse que a cena não poderia ter saído melhor e que fizemos tudo certo.

A seguir, vimos breves momentos diferentes da história, com mudanças na jogabilidade. Jogo de tiro com cobertura, perseguição de carro com o outro atirando, sequências em que a tela deixa de ser dividida para se focar em apenas um jogar e até uma espécie de momento "Double Dragon", com rolagem horizontal, puderam ser vistos, por exemplo. "Eu estou deixando os programadores a animadores loucos com isso", disse Fares. "Mas será um jogo memorável", prometeu.

A Way Out sai no início de 2018 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.