Uma das séries de maior carisma na Sony, LittleBigPlanet 3 teve detalhes revelados na E3 deste ano. Entre eles, a adição de mais três personagens, companheiros de Sackboy na nova jornada do boneco de pano da nova geração. Na apresentação durante a Brasil Game Show 2014, feita pelo representante da Sony, Daimion Pinnok, o objetivo do game ficou claro: variar a jogabilidade ao colocar na tela os amigos de Sackboy.

A demonstração nos colocou em duas fases. Em uma, jogamos com o personagem Oddsock, uma simulação de um cachorrinho de pano, que tem duas habilidades relevantes: a primeira é a velocidade e a segunda é capacidade de pular paredes, o que permite que, em uma partida multiplayer, você supere obstáculos para ajudar os seus amigos a progredirem na fase. Essa é uma característica que sempre esteve presente na franquia, e mostra que o espírito de LittleBigPlanet ainda vive, mesmo três anos depois de seu predecessor.

Na outra fase, o personagem que controlamos foi Toggle, um boneco de pano mais gordinho, que pode diminuir de tamanho. Com isso, ele pode ultrapassar obstáculos mais elaborados, como uma plataforma acima do nível da água. Uma vez que você diminui de tamanho, consegue andar sobre a superfície aquática, e quando volta, afunda. Variar entre os dois tamanhos faz com que a lei da física atue a seu favor. Quando no fundo d’água, por exemplo, é possível ficar minúsculo e, com isso, o personagem é naturalmente expelido – fazendo com que ultrapasse a superfície.

Assim que Daimion convidou três pessoas para testar o modo multiplayer na apresentação, pudemos ver onde os personagens realmente brilham. Como Pinnok mesmo diz, “o jogador terá várias formas de jogar”.

Os níveis também mudaram. Enquanto a maior parte dos desafios nos dois primeiros jogos da série se resumiam em plataformas de lançamento, armas diferentes, agarrar-se a cordas para passar de superfície, agora outros mini-quebra-cabeças te desafiarão. Como, por exemplo, a balança, pensada em Toggle ou pedaços do cenário que podem ser carregados por Swoop, o pássaro de pano que, naturalmente, pode voar pelo cenário.

Além disso tudo, a mudança em LittleBigPlanet parece ter atingido a própria estética do game, que está mais vibrante. O uso de texturas em alta definição também trouxe ao jogo mais vividez.

Quanto o uso das tecnologias do DualShock 4, o que mais se destaca é a capacidade de construir os níveis usando o touchpad. Há, também, como controlar a movimentação da cabeça do personagem pelo acelerômetro do controle.

Segundo Pinnok, a comunidade online, que mostra-se muito presente nos games da série, será preservada. Os mais de 8,5 milhões de níveis publicados online em jogos anteriores da série poderão ser acessados pelos jogadores e jogados com todos os personagens.

LittleBigPlanet 3 chega em 18 de novembro às lojas, totalmente localizado para português brasileiro.

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